Nos dias 3 e 4 de dezembro, estudantes do curso de Direito da Unifipa Catanduva, do 1º ao 5º ano, participaram de viagem acadêmica à capital paulista. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos a vivência prática do funcionamento de importantes instituições jurídicas, ampliando o aprendizado teórico adquirido em sala de aula.

A visita foi idealizada e organizada por Caio Nunes Brizzotti e Laura Rodrigues Silva, membro e presidente do Centro Acadêmico XXI de Setembro. A proposta incluiu visitas ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), oferecendo imersão na rotina do sistema jurídico e legislativo brasileiro.

"A iniciativa busca aproximar os estudantes da realidade prática do sistema jurídico brasileiro, promovendo visitas guiadas, interações com profissionais da área e experiências que complementam o aprendizado teórico adquirido em sala de aula", destacou Laura. Segundo ela, a atividade foi cuidadosamente planejada para ampliar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento das instituições jurídicas e inspirá-los em suas trajetórias profissionais.

No TJSP os alunos participaram de visita guiada e assistiram a sustentações orais na área criminal, observando de perto o trabalho de magistrados e advogados. Já na ALESP, os estudantes acompanharam a 170ª Sessão Ordinária de Pequeno Expediente e tiveram seu grupo oficialmente anunciado durante a sessão, em reconhecimento à relevância do projeto acadêmico.

A programação incluiu ainda um coffee break no gabinete do deputado Carlão Pignatari, onde os alunos dialogaram diretamente com o parlamentar. "Foi um prazer receber esses jovens, ouvir suas ideias e compartilhar experiências sobre o trabalho no Legislativo. Aproximar os estudantes da política é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados", declarou Pignatari.

O Centro Acadêmico destacou o apoio dos ex-alunos Gabriel Vitor Domingues e Lucas Zaghi, egressos da Unifipa em 2019, que contribuíram para o sucesso da iniciativa compartilhando suas experiências em visitas anteriores.

Próximas - Encerrada com resultado positivo, a viagem já inspira novos projetos. Laura Rodrigues anunciou que a próxima meta é organizar a ida até Brasília/DF em 2025, com programação ainda mais abrangente, incluindo visitas aos tribunais superiores e ao Congresso Nacional. "Também queremos explorar novos destinos com relevância jurídica e cultural, além de incentivar a participação dos alunos em congressos e eventos acadêmicos, ampliando ainda mais suas perspectivas", finalizou.

Fotos/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Comunicação & Marketing FPA

Obras de ampliação do HEC avançam e entram em nova etapa

Leia mais...

Thermas dos Laranjais oferece meia-entrada com doação de alimentos em fevereiro e março

Leia mais...

ECONOROESTE INFORMA: Cronograma de obras de 13 a 19/01

Leia mais...

Funfarme distribui 3.800 kits escolares para colaboradores e seus filhos

Leia mais...

Com R$ 20,3 bilhões no caixa da Segurança de SP, Sindicato dos Delegados espera que reajuste para a Polícia Civil saia neste ano

Leia mais...

Moacyr Franco é o protagonista do novo curta-metragem do diretor rio-pretense Alexandre Estevenato

Leia mais...