O penúltimo dia do evento 'O Seu Negócio Pronto pra Black Friday', realizado pelo Sebrae-SP e a Cielo, abriu com a fala de Mario Casasanta, vice-presidente de canais, terceiros e parcerias da Cielo. "A Black Friday é para o pequeno empreendedor sim, é para o médio sim, nós somos capazes e já provamos isso. Em um ano como esse, o Brasil está começando a retomada graças a força e a coragem dos pequenos e médios empresários do País", elogiou ele. Além disso, Mario trouxe também alguns dados que demonstram o quanto essa data se torna cada vez mais importante no calendário das empresas. "Em 2019, o e-commerce faturou R﹩ 3,2 bilhões e a expectativa para esse ano é que esse valor aumente ainda mais. Outra informação importante é que uma pesquisa recente mostrou que a confiança dos clientes brasileiros que acreditam na Black Friday está subindo. Vale lembrar que há alguns anos existia uma desconfiança com relação a essa data".
Logo após foi a vez de Júlio Cézar Agostini, diretor de operações do Sebrae Paraná, que reiterou a necessidade de os negócios estarem preparados para atuar na Black Friday. "Existe uma máxima no mundo dos negócios que diz que a prosperidade é quando conseguimos combinar a oportunidade com a preparação. A Black Friday é uma grande oportunidade para as empresas, mas para que isso ocorra bem, é preciso se preparar antes", citou ele.
Gatilhos mentais
O painel de abertura desse terceiro dia foi comandado por Caroline Minucci, consultora do Sebrae-SP, que explicou um pouco sobre como usar gatilhos mentais, estímulos do cérebro que influenciam na tomada de decisão. Além de abordar as diferentes formas de incentivar os clientes a se decidirem na hora da compra, Caroline também alertou para o cuidado ao estabelecer alguns desses gatilhos. "Trabalhar a escassez de um produto ou promoção como forma de gatilho mental funciona muito bem, mas é preciso ter cuidado ao utilizá-la, porque se o ciente descobre, ele pode não retornar. Nesse período, alguns estímulos que funcionam bem são o da segurança, o da autoridade da sua empresa e o a prova social de que seus clientes apoiam sua marca", disse a consultora.
As técnicas na hora de vender
Logo em seguida foi a apresentação de Hugo Hoch, consultor do Sebrae-SP, que trouxe algumas técnicas de vendas úteis. Ao abordar um pouco da persuasão na hora de fechar negócios, Hugo deixa claro que isso não é algo ruim. "Hoje não tem mais espaço para Black Fraude, como alguns clientes chamavam. Quando falamos de persuasão e convencimento, parecem palavras muito ruins, mas são termos corretos, porque a negociação passa por esse momento de convencimento. A venda não é enganar o cliente, mas sim auxiliá-lo a tomar uma boa decisão". O consultor também deixou a dica para a hora de se comunicar com os clientes. "Pessoas não compram produtos ou serviços, elas compram os benefícios que isso traz. Então não foque no seu serviço ou no seu produto, mas a grande questão é o motivo do cliente fechar negócio com a sua empresa. Perceber essa questão do benefício muda completamente a comunicação e a promoção", explicou ele.
Black Friday para todos
O terceiro painel do dia foi comandado por Edson Sousa Jr., gerente de soluções do Google para clientes, que apresentou motivos para os empreendedores fazerem parte da Black Friday neste ano. Um dos motivos levantados por Edson foi o crescimento de outras datas sazonais em 2020. "As datas comemorativas são muito importantes para o varejo. Nesse ano, a Semana do Consumidor foi mais forte, a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados também foi mais forte no e-commerce. O que leva uma expectativa para que a Black Friday seja a maior data desse ano", informou ele. Edson também citou uma pesquisa do próprio Google sobre o que os clientes esperam das empresas para a Black Friday. "A pesquisa foi realizada em agosto, pensando já na data desse ano, e o que aparece como benefícios mais importantes estão o parcelamento, o frete grátis e os descontos para pagamento a vista Logo depois vem a preocupação com a segurança nas compras online", citou o gerente.
Engaje o time para as vendas
A próxima apresentação foi sobre como engajar o time no processo de vendas, comandada por Sheila D'Amorim, CEO e cofundadora da Shis Estratégia e Comunicação. Sheila contou que uma boa propaganda começa dentro da própria empresa, com ajuda dos colaboradores. "Entender as suas dificuldades e onde seus colaboradores desejam chegar é fundamental, porque eles vão ajudar a divulgar o negócio. Quando as pessoas conseguem entender o porquê de uma marca ser do jeito que é, elas conseguem desenvolver uma conversa e ir além de uma simples oferta de produto". A CEO comentou também a importância de dar feedback que estimulam os colaboradores. "Todo mundo gosta de saber quando fez certo ou errado. Por isso é muito importante ter tempo para conversar com os times sobre o que funcionou ou não e ouvir da parte deles o porquê de agirem de certa forma. Assim é possível ajustar melhor as estratégias da sua empresa", conta ela.
Jornada de vendas
A head de marketing da Cielo, Simone Cesena, que realizou a abertura do segundo dia de evento, retornou para falar um pouco da jornada de vendas. Simone reiterou que os negócios precisam entender as necessidades dos seus clientes. "A partir do momento que empreendedor entende como atender o comprador, é preciso ser super simples para explicar como será possível atingir a expectativa do cliente. Defina no máximo três benefícios, pois, muitas vezes, é comum irmos no mais rebuscado e essas pessoas não têm muito tempo", explicou ela. Cesena também abordou a importância da transparência na comunicação com os clientes. "Ser transparente é mais que uma obrigação em uma empresa. Prometa apenas aquilo que pode ser entregue e acompanhe periodicamente como o cliente está se sentindo", aconselha.
Black Friday no novo normal
Esse terceiro dia fechou com a apresentação de Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, que contou um pouco de sua jornada como empreendedor. Além disso, Geraldo citou como os negócios podem se adequar melhor ao chamado novo normal. "Para quem quer vender, a Black Friday é uma oportunidade única, é lá que você se levanta. Porém, para fazer isso e vir para esse novo normal, é preciso trazer um pedaço do que está lá atrás. No meu novo normal, eu trago um pedaço do velho. E onde está o velho? Nos valores, a conexão e as pessoas", disse ele.
O evento 'O Seu Negócio Pronto pra Black Friday' acontece até o dia 12 de novembro, com as programações começando às 15h. Para se inscrever e receber todos os materiais do evento, acesse:
Assista o terceiro dia de 'O Seu Negócio Pronto pra Black Friday'
https://youtu.be/9JOvGqsnp48
Fonte: Sebrae-SP
O Seu Negócio Pronto pra Black Friday: buscando o sucesso nas vendas
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