A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), intensificou as oportunidades para os cursos de capacitação nos últimos três anos. No período, foram ofertadas 5.348 vagas para pessoas que buscavam conhecimento em diversas áreas de atuação.

Com parcerias importantes como o Senac e Senai, o ingresso no mercado de trabalho ganhou reforço. São alunos que buscam pelo primeiro emprego, ou a recolocação tão aguardada.

De 2017 a 2019, o número de vagas ofertadas em cursos de capacitação também teve salto expressivo, chegando a 116%. Para se ter uma ideia, em 2017 foram 1.083 oportunidades de qualificação, enquanto que 2019 trouxe 2.348 vagas.

O Programa Caic Jovem foi a grande novidade no município. Cursos inéditos como os de aprendizagem, que resultam em carteira assinada para que os adolescentes estudem, além das aulas de energia fotovoltaica, passaram a fazer parte da grade de ensinamentos oferecidos pela Prefeitura de forma gratuita.

Para 2020, as perspectivas são ainda melhores, já que Catanduva está prestes a inaugurar a Unidade do Senai, com 80 jovens que poderão estudar e ajudar as próprias famílias com o salário pago pelas indústrias. O benefício também está no deslocamento, já que antes, os empresários precisavam levar os aprendizes para serem capacitados em outras cidades, como São José do Rio Preto, por exemplo.

“A capacitação é um dos pilares para o desenvolvimento. A educação profissional tem dupla missão: formar o cidadão para o trabalho e também para a vida. Desde 2017, ampliamos a oferta de cursos e passamos a contribuir, cada vez mais, com as empresas e as famílias catanduvenses. Vamos deixar um importante legado nessa área”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Mazano.

Imagem: Comunicação/ Prefeitura de Catanduva

Decreto 10.410/20 e o retrocesso social …

18-07-2020 Hits:148 Artigo / Coluna Fabio

A redação anterior do parágrafo único do art. 65 do Decreto 3.048/99, tinha como previsão a possibilidade de considerar como tempo de serviço especial os afastamentos decorrentes de gozo de...