Dezesseis propostas de artistas de São José do Rio Preto (SP) foram selecionadas para fazer parte da programação da 2ª WinMostra - Winchester Performance Mostra, que será realizada pelo Agrupamento Núcleo 2 entre 27 e 31 de outubro, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A mostra recebeu 41 inscrições de propostas de diferentes áreas artísticas, como teatro, dança, audiovisual, artes plásticas, literatura, música e hip-hop, desdobradas para o conceito de performance.

 

Com o tema "Arquivo emocional de uma cidade imaginada", a WinMostra é uma mostra de performances não-competitiva, que por conta da pandemia do novo coronavírus será realizada de forma 100% virtual, buscando fomentar a criatividade e o intercâmbio de ideias no ambiente online. A transmissão da programação será pelos canais do Agrupamento Núcleo 2 no Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) e Facebook (@agrupamentonucleo2).

 

O processo de seleção dos projetos aconteceu no final do mês de setembro e contou com uma comissão formada por Andre Luis Delorme, professor universitário e engenheiro de software; Bruna Giorjiani de Arruda, professora de sociologia e militante feminista do coletivo feminista Classista Ana Montenegro; e Waldemar Rodrigues Pereira Filho, professor de literatura e História da Arte do ensino médio e curso pré-vestibular.

 

A avaliação da comissão partiu dos seguintes critérios: criatividade e inovação da proposta; criatividade no formato de transmissão on-line; relevância cultural e social do projeto; viabilidade técnica e artística da exibição; compatibilidade com o tema proposto e estratégias de divulgação.

 

"Nossa principal preocupação foi atenção aos critérios do regulamento, com um olhar especial para a diversidade de linguagens, criatividade e representatividade estética", pontuam os integrantes da comissão. "Teatro, dança, audiovisual, artes plásticas, literatura, hip-hop, performance, tudo presente, talvez por um viés diferente, de inter-relações e diálogos. Um olhar para a cidade, para dentro de nós mesmos, para os limites e possibilidades da arte e para os embates que nos mantém vivos", acrescentam.

 

A partir da divulgação das propostas selecionadas, vão começar os trabalhos da organização da mostra junto aos artistas participantes para os agendamentos de suporte técnico, para início da construção das propostas online. Pelo regulamento, não há obrigação das apresentações serem no formato de live no Facebook e Youtube, podendo acontecer por meios como WhatsApp, Instagram, blogs, sites, podcasts e outras plataformas, desde que o resultado ou a experiência final sejam relatados em uma live.

 

O resultado da seleção foi divulgado no site www.nucleo2.com.br e também enviado por e-mail aos proponentes selecionados, junto ao formulário de participação, que deverá ser preenchido e enviado até o dia 9 de outubro. Cada proposta selecionada receberá uma ajuda de custo no valor bruto de R$ 1.100,00.

 

O Agrupamento Núcleo 2 é um coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas sediado em São José do Rio Preto e realizou a primeira edição da Winchester Performance Mostra em 2018. A mostra aconteceu de forma simultânea à videoinstalação "Nuvem", com a participação de seis artistas selecionados.

 

 

Selecionados 2ª Winchester Performance Mostra  (lista por ordem alfabética):

 

- A colheita do peixe – Tereza Thiede Bilia de Moraes

 

- Arquitetura Sanitária – Alison Bernardes de Oliveira

 

- Banquete Antropófago – Harlen Felix do Nascimento

 

- Cárcere por Sophia – Michael Kennedy Oliveira Diniz

 

- Comida Estranha – Wagner Lima Orniz

 

- Double Jorney – Bad'Lua – Emerson Bastos Sereni

 

- e_mo_ção – Sávio Francisco D'Agostino

 

- História da Mentira – Tauã de Andrade Teixeira

 

- In Fluente – Elissa Pomponio Renesto

 

- Na cama sem Madonna – Murilo Gustavo Gussi

 

- Não há nada aqui – Loretta Pelosi de Oliveira

 

- Naquela Mesa – Dániel Willian de Almeida Mariano dos Santos

 

- PIPAPIÁPAI ou POR UM "FÍO" – Marcelo dos Santos Matos

 

- Preta Cor – Christina Martins

 

- Queridos Sobreviventes da Grande Catástrofe – Tauane Nunes Alamino

 

- Reler – Homero Ferreira Kaneko

 

 

Mini-currículo dos integrantes da comissão de avaliação:

 

Bruna Giorjiani de Arruda - graduada em Ciências Sociais pela Faceres. Especialista em Sociologia Política pela mesma faculdade e em Ensino de Sociologia pela USP. É professora da rede pública de educação, no ensino médio e da rede privada no ensino superior. É militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.

 

Waldemar Rodrigues Pereira Filho - Bacharel em Direito – FCHS/Unesp (Franca) e UNIRP, Mestre em Teoria da Literatura - IBILCE/Unesp e Professor de Literatura e História da Arte do Ensino médio e curso pré-vestibular. Doutorado em Teoria e História da Literatura – IEL/Unicamp (não concluído). Autor (org.) de A alma do vinho – Contos e poemas com a mais célebre das bebidas, 2010, Editora Globo. Autor (org.) de A fome, cenas da seca no Ceará, de Rodolfo Teófilo, 2011, Editora Tordesilhas. Colaborador no volume 16 da Coleção Curso breve de Literatura brasileira, Teatro desagradável – Três peças de Nelson Rodrigues, 2006, Editora Cotovia (Portugal).

 

Andre Luis Delorme - graduado e mestrado pela USP de São Carlos em Ciências da Computação e Engenharia Elétrica com pesquisas na área de visão computacional. É professor universitário há mais de quinze anos. Lecionou na UNESP em São José do Rio Preto em disciplinas de desenvolvimento de aplicativos e robótica. Hoje é professor na UNORP e engenheiro de software com foco principal na construção de sistemas para dispositivos móveis.

 

 

SERVIÇO:

2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra

Quando: 27 a 31 de outubro

Onde: pelos canais do Agrupamento Núcleo 2 no Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) e Facebook (@agrupamentonucleo2)

Realização: Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Saiba mais: www.nucleo2.com.br

 

 

Agrupamento Núcleo 2 nas mídias sociais: YouTube: www.youtube.com/Nucleo2 | Facebook: @agrupamentonucleo2 | Instagram: @artenucleo2 

 

 

Assessoria de Imprensa

Graziela Delalibera

Aplicativo do Seguro DPVAT ultrapassa a …

11-06-2020 Hits:225 Tecnologia Fabio

Com um papel ainda mais importante para os beneficiários durante este período de isolamento social, o aplicativo do Seguro DPVAT bateu a marca de mais de 229 mil downloads desde...