Dando continuidade ao projeto "Palavras para o nascer – do Parto ao Mundo", as idealizadoras Nathalie Gingold e Cláudia Grisi Mouraria realizarão o workshop "Mãegrafia" nesta sexta-feira, dia 11, às 15h30 no instagram do @palavrasparaonascer.  

O workshop acontecerá através de uma live e tem o intuito de despertar o interesse de mães com bebês até nove meses de idade sobre uma técnica fotográfica denominada "Almografia". A origem da palavra fotografia é grega e vem do termo phosgraphein, formado pela junção das palavras phos ou photo (que significa luz) e graphein (que significa marcar, desenhar ou registrar).

Segundo as idealizadoras do projeto, o workshop consiste em uma oficina prática que envolve a fotografia, a mãe e o bebê. "Almografia é fotografar um sentimento expresso pelo olhar da pessoa, algo dito sem palavras, na busca de registrar algo que nos emociona na alma. Fazendo um jogo de palavras com a fotografia e permitindo o desenhar com a alma, desenhar com o invisível", diz Nathalie Gingold.

Desse modo, o workshop tem como objetivo favorecer e registrar o elo entre mãe-bebê através da captura de um "estado de presença", usando a fotografia como meio de marcar, registrar ou desenhar essa luz afetiva. "Pelo fato do vínculo ser invisível precisamos de representações por onde ele possa se expressar ou presentificar-se", complementa Cláudia G. Mouraria.

 A participação é gratuita, mas com o número de vagas limitadas e as inscrições podem ser pelo link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeffGtC42TabuwLAFDeOF9Kwgia52PSiPbK45cejs0Fz_RZQg/viewform. O workshop é aberto ao público e faz parte das atividades do projeto, que foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas de apoio à cultura na categoria fotografia.

Do parto do Mundo

Com o intuito de informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância dos vínculos criados entre mães e filhos após o parto, o projeto "Palavras para o Nascer – do Parto ao Mundo" consiste no lançamento de um site (www.palavrasparaonascer) na primeira semana de novembro, com imagens fotografadas pelo olhar de Nathalie, e informações e recortes teóricos, selecionados pela psicanalista Cláudia.

Fonte: João Vitor Boni - BoniPeixe Comunicação

Coca-Cola FEMSA Brasil transforma seu ed…

04-09-2020 Hits:127 Nacional Fabio

Companhia destina R$ 500 mil a projetos focados em mitigar os impactos da pandemia