A fotógrafa Nathalie Gingold e a psicanalista Claudia Grisi Mouraria estão na produção do da exposição "Palavras para o nascer – Do parto ao mundo", projeto ganhador do Prêmio Nelson Seixas 2020, Edital 003 - 2020 – Artes Visuais - Fotografia, que tem o propósito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do entorno do bebê no pós-parto.

O projeto consiste no lançamento de um site com relatos, fotos e informações do quanto a comunicação e os laços desenvolvidos entre os pais e o bebê nessa primeira infância, são importantes para a formação desse recém-nascido.

"O objetivo maior do 'Palavras para o nascer' é dar espaço e visibilidade acerca do vínculo que a mãe cria com a criança após o nascimento, momento crucial para desenvolver os alicerces da vida psíquica e da saúde mental do bebê", diz Cláudia, psicanalista e uma das idealizadoras do projeto.

"O 'Palavras para o nascer' veio a partir de um grupo de estudos do qual eu participo, a ideia de que o bebê tenha necessidades em seu entorno após o nascimento foi levado em consideração há pouco tempo. Pretendemos debater o assunto em lives com especialistas, encontros digitais, fotografias e textos no sentido terapêutico, atingindo todas as famílias interessadas no assunto", diz Nathalie.

Lançamento do site/Exposição
Devido ao contexto da Pandemia, a exposição será feita através de um site (www.palavrasparaonascer), que será lançado na primeira semana de novembro.


A exposição é uma composição entre as imagens, fotografadas pelo olhar de Nathalie, e a seleção de recortes teóricos, selecionados pela psicanalista Cláudia.  O intuito das autoras desse projeto é de informar e sensibilizar a sociedade a respeito da importância dos vínculos parentais e do contexto social/ou do que ocorre no entorno do bebê sobre o desenvolvimento (do bebê), em termos físico e psíquico.  

Mas, além do lançamento do site, o projeto contemplará uma série de atividades sociais, tais como lives (através de parcerias como o Coletivo Luna e o Instituto As Valquírias) e workshops voltados para as mães.

Esses encontros virtuais acontecerão antes da exposição e destinam-se as famílias e profissionais interessados em conhecer sobre o assunto de forma interativa e informativa, contando para isso, com a orientação das idealizadoras do projeto. Essas atividades serão divulgadas através das mídias sociais e da página do Instagram do projeto @palavrasparaonascer.

O Poder do Nascer
No ano passado, Nathalie Gingold realizou o projeto "O Poder do Nascer", também ganhador do Prêmio Nelson Seixas e no qual representava pela fotografia a importância da mãe para a concepção da criança ao mundo dando espaço e visibilidade a um diálogo sobre a consciência do parto. O projeto desse ano é uma continuidade do projeto anterior, que agora desdobra-se do parto ao mundo.

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Curso de Educação Físca - Unifipa pro…

09-08-2020 Hits:183 Educação Fabio

Com palestra 100% online, os participantes receberão certificado de quatro horas.