Catanduva está entre as cidades que receberam remessas de autotestes de HIV. Trata-se de um novo exame ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde. O procedimento é simples, uma pessoa coleta sua própria amostra de sangue, com um furinho no dedo, que vai detectar ou não, a presença de anticorpos do vírus no organismo. O resultado é obtido entre 10 e 20 minutos.

Essa é mais uma opção para as pessoas que resistem em se submeter ao exame no âmbito da rede de saúde e preferem fazer por conta própria.

Diante do modelo de testagem, equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal IST/Aids, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 5, para traçar um plano de distribuição.

“A estratégia visa facilitar o diagnóstico do HIV pela população, já que o autoteste pode ser feito pela própria pessoa que deseja saber se é soropositiva”, ressalta a coordenadora do programa, Mileide Portapilla.

Inicialmente, a distribuição do autoteste será feita em pontos referenciais: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), SAE (Serviço de Assistência Especializada), situado no Hospital Emílio Carlos, e nas ações coordenadas pela equipe do programa de Redução de Danos.

“A expectativa é descentralizar a distribuição para as unidades de saúde e, com isso, ampliar o acesso da população ao diagnóstico precoce”, frisa.

De acordo como cronograma, ação noturna será realizada na semana que vem. O grupo de Redução de Danos deve percorrer locais que concentram pessoas em situação de vulnerabilidade para a doença, a exemplo de boates. O alvo também são pares e parceiras sexuais de pessoas vivendo com o vírus, além da população trans, trabalhadores do sexo e usuários de drogas.

A entrega do autoteste será acompanhada de orientação. “Essa é uma ferramenta importante para o diagnóstico do HIV, mas a pessoa deve estar ciente sobre como utilizar o kit e sobre a janela imunológica de 30 dias. Em caso de resultado positivo, o paciente deve procurar atendimento de saúde para exames confirmatórios e, se necessário, tratamento”, finaliza.

Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Atletas com deficiência de Catanduva são homenageados pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Crippa

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...