O número de adolescentes grávidas caiu 28%, entre os anos de 2013 e 2018, em Catanduva. É o que revela levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde com base nos acompanhamentos realizados nas unidades de saúde do município a gestantes com idades até 19 anos.

De acordo com os dados, o número de grávidas adolescentes permaneceu estável a contar de 2013 (196), 2014 (194) e 2015 (192). A queda mais significativa ocorreu entre 2016 e 2017, passando de 163 para 127 registros.

A quantidade voltou a subir em 2018, quando 141 adolescentes engravidaram, mesmo assim, em menor proporção que a registrada no início do período.

Atualmente, 30 gestantes adolescentes frequentam as unidades de saúde. No âmbito da atenção primária é ofertada assistência por meio de consultas de pré-natal. O acompanhamento é reforçado no curso Gestante Feliz, que une a Secretaria de Saúde ao Fundo Social de Solidariedade.

O programa é composto por médico, equipe de enfermagem, nutricionista, psicólogo, dentista, educador físico, fisioterapeuta e Agente Comunitário de Saúde. Nos encontros são abordados temas como desenvolvimento gestacional, orientação postural, planejamento familiar para evitar gestações não planejadas, cuidados com a alimentação, saúde bucal, parto normal e cesárea e aleitamento materno. A iniciativa também atua no aspecto social, com a entrega de kit maternidade ao final do curso.

Paralelamente, a temática é alvo de ações em grupos de orientação. Dentre os trabalhos, as equipes fazem busca ativa a gestantes que não seguem corretamente o pré-natal. O assunto é abordado rotineiramente nas abordagens em sala de espera, com apresentação de métodos contraceptivos e orientações sobre gravidez precoce.

O trabalho de conscientização ocorre porque as mudanças inerentes dessa fase causam impactos tanto na vida da adolescente quanto do bebê, que envolvem condições socioeconômica, psicológica, emocional e fisiológica.

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Atletas com deficiência de Catanduva são homenageados pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Crippa

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...