A nutricionista Juliana Teixeira, cofundadora e COO da Purefy Nutrition, luta por um uso mais consciente da suplementação no Brasil. Foto: Glaucia Castro/BS Fotografias

Dados de um estudo encomendado pela Purefy Nutrition, intitulado "Precisamos Falar Sobre Suplementação", revelam uma realidade preocupante na saúde do brasileiro. Apesar de 50% dos consumidores já fazerem uso diário de suplementos, apenas 25% iniciam esse hábito com acompanhamento profissional. E, antes de procurar um nutricionista ou médico, 52% dos brasileiros recorrem primeiro ao Google para tirar dúvidas.

Casos recentes de vítimas do uso indiscriminado de suplementos vitamínicos reacendem um alerta importante: até que ponto a suplementação, vista por muitos como sinônimo de bem-estar, está sendo feita de forma segura?

Para Juliana Teixeira, nutricionista e cofundadora da Purefy Nutrition, o cenário exige mais responsabilidade. "A suplementação não é um atalho para a saúde plena. Ela pode ser uma ferramenta poderosa, mas precisa ser utilizada com discernimento, ciência e acompanhamento especializado", afirma.

O que é suplementação consciente

O conceito de "suplementação consciente" parte justamente dessa reflexão. Trata-se de adotar uma prática baseada em ciência, qualidade e personalização clínica, que busca reduzir riscos associados ao consumo inadequado de nutrientes.

Nesse debate, ganha força também o movimento clean label, que privilegia fórmulas mais limpas, com menos aditivos e maior transparência nos rótulos. Paralelamente, a biotecnologia vem desenvolvendo nutrientes mais estáveis e de melhor biodisponibilidade, facilitando a absorção pelo organismo.

O papel dos profissionais

Segundo Juliana, o papel dos prescritores é central. "Nutricionistas, médicos e demais especialistas têm o dever de guiar os pacientes com base em evidências. A suplementação consciente não deve ser encarada como tendência, mas como o futuro da saúde", defende.

Além disso, a troca entre prática clínica e pesquisa pode favorecer a evolução das formulações, de acordo com as necessidades reais dos pacientes em diferentes fases da vida. "Nosso convite é para que a sociedade como um todo reflita sobre esse tema e faça parte de um movimento em prol da segurança e da saúde de longo prazo", conclui Juliana.

Sobre a Purefy Nutrition

A Purefy Nutrition é uma empresa brasileira de biotecnologia em suplementação nutricional de base limpa. Fundada em Aracaju (SE), a companhia é um braço de inovação do Grupo Cenutri, player consolidado na distribuição de produtos de saúde no Nordeste brasileiro. Já com atuação consolidada no segmento B2B, presente em redes hospitalares como a Rede D'Or, a Purefy consolidou neste ano alcance nacional de seus produtos com a ativação de uma loja virtual. Saiba mais em purefy.com.br.

Fonte: Comunicação Ilimitada

Tele Sena celebra 34 anos com campanha especial e quase R$ 8 milhões em prêmios

Leia mais...

Eleições e Inteligência Artificial: saiba como identificar fake news

Leia mais...

ECOVIAS NOROESTE PAULISTA INFORMA: Cronograma de obras de 20/10 a 26/10

Leia mais...

Destilaria da Estiva Bioenergia passa por auditoria de cliente

Leia mais...

Educação Física da Unifipa realiza ação integrada com Outubro Rosa em Elisiário

Leia mais...

Catanduva no pódio: Canil da GCM conquista 3º lugar em campeonato nacional de cães policiais

Leia mais...