A Secretaria Municipal de Saúde retomou a vacinação contra a raiva para cães e gatos. A imunização é feita apenas na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), mediante agendamento pelo telefone 3524-2445. A atividade estava suspensa desde o mês de julho, devido à redução nos estoques da vacina em todo o país.

Devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, e revacinados a cada 12 meses. Apesar da retomada da vacinação de rotina, a campanha tradicional, com pontos de atendimento nos bairros, não será realizada este ano, conforme orientação do Governo do Estado para prevenção ao novo coronavírus.

“Pedimos que todos agendem a vacinação, para evitar aglomeração e para termos maior aproveitamento das doses de vacina. Não recomendamos a vacina para animais doentes, altamento parasitados ou subnutridos, assim como aqueles que estejam em tratamento”, expõe a veterinária responsável Natália Ambrósio.

Zoológico

De maneira preventiva, uma ação de bloqueio foi realizada no entorno do Zoológico Municipal, após a confirmação de caso de raiva em um logo-guará. Equipes da UVZ realizaram a vacinação de cães e gatos, casa a casa, e deixaram notificação nas casas vazias para que o interessado agende a vacinação do seu animal.

A confirmação da raiva no animal silvestre comprova que há morcego contaminado com o vírus na região. Ao detectar morcegos caídos, o animal deve ser isolado, sem ser manipulado, e a UVZ acionada imediatamente. O mesmo se houver acidente de cães e gatos com morcegos. Em caso de mordedura ou arranhadura, o cidadão deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Serviço

A Unidade de Vigilância de Zoonoses fica na Rodovia Vicente Sanches, Km 1, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Telefone para informações e agendamento de vacina: 17-3524-2445.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Uma chamada para o consumo de energia re…

19-09-2020 Hits:308 Artigo / Coluna Fabio

As mudanças climáticas são uma preocupação cada vez maior para o nosso planeta e exigem que as empresas tomem medidas responsáveis para ajudar a mitigar o impacto das ações empresariais...