O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva acaba de conquistar a importante certificação Nível 2 – Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecendo a excelência nos serviços prestados à população. Só existem mais duas outras unidades  com essa certificação dos 63 AMEs existentes no Estado.

 

Resultado do avanço desde abril de 2021, quando o AME conquistou a certificação Nível 1, a nova Acreditação foi concedida mediante avaliações por processo rigoroso conduzido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde/IBES, entidade credenciada pela ONA, incluindo auditoria documental, entrevistas com colaboradores de diversas áreas, observação de rotinas assistenciais e avaliação da cultura organizacional da unidade.

 

A entrega oficial do certificado aconteceu em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (6 de agosto), no auditório da Unifipa, com a presença dos colaboradores do AME, gestores, diretoria e conselheiros da FPA e da avaliadora do IBES, Enfa. Ma. Darlene Zarbinati.

 

Em seu discurso, a gerente administrativa do AME, Karulini Polo, diz que a certificação é motivo de reconhecimento e orgulho. "Esta Acreditação Plena da ONA representa muito mais do que conquistar um selo; é a confirmação de que nossos processos estão alinhados com os mais altos padrões de qualidade em saúde, com destaque para a força da integração entre as áreas assistenciais e administrativas da unidade, que foram fundamentais para implantação de melhorias e controle de riscos", frisou Karulini.

 

Para a gerente da Qualidade do AME, a enfermeira Cintia Nascimento, "o dia ficará marcado na história da unidade não apenas pela conquista do certificado, mas por tudo o que representa: compromisso, evolução e cuidado com excelência do nosso trabalho sempre pensado no paciente".

 

 

A entrega do certificado foi feita pela avaliadora Darlene Zarbinati, que destacou diversos pontos fortes observados durante o processo de avaliação. "A certificação é o reflexo de uma gestão comprometida, da liderança engajada e de equipes que realmente colocam o paciente no centro do cuidado", afirmou Darlene. Segundo ela, chamou atenção o acolhimento humanizado aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a ampliação do espaço kids com brinquedos adaptados. A avaliadora também mencionou as ações educativas e de conscientização realizadas pelo AME, como palestras, campanhas temáticas e semanas de conscientização. Além dos avanços estruturais e modernização do parque tecnológico. "O AME Catanduva mostra que é possível unir excelência técnica, inovação e acolhimento, promovendo saúde com dignidade e respeito à comunidade", concluiu Darlene.

 

Gestão da FPA – O AME Catanduva foi criado em junho de 2012 pelo Governo do Estado de São Paulo a partir da assinatura do Contrato de Gestão entre a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo e a Organização Social de Saúde Fundação Padre Albino. É referência da Atenção Primária para especialidades médicas de alta resolubilidade para 19 municípios da região. A unidade conta, atualmente, com 114 colaboradores.

 

Representando a FPA estavam na cerimônia a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, o presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Donizeti Lopes, e o presidente do Conselho de Curadores, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante e conselheiros.

 

Nos discursos, Reginaldo Lopes disse que a Fundação Padre Albino se orgulha de ter profissionais tão engajados e de poder contribuir, por meio da sua gestão, com um sistema de saúde mais eficiente, humanizado e justo. E que o compromisso de evoluir sempre, colocando a qualidade da assistência e o respeito à vida em primeiro lugar permanece firme.

 

Dr. Amarante afirmou que a FPA se orgulha de estar à frente da gestão do AME Catanduva. "Nosso compromisso é com a excelência, a transparência e o cuidado humanizado. Esta certificação não é um ponto de chegada, mas um novo ponto de partida rumo a patamares ainda mais elevados de qualidade e responsabilidade social". 

 

"Vocês são os verdadeiros responsáveis por esta certificação. Somos gratos pelo empenho e dedicação diária de cada um", disse a diretora Renata, referindo-se a todos os colaboradores da unidade, finalizando sua fala.

 

Fotos: Comunicação FPA

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Polícia Civil de Catanduva deflagra Operação “Dose Fatal” e prende suspeito por venda de bebidas adulteradas

Leia mais...

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...