A Fundação Padre Albino (FPA), ciente da relevância social de seus serviços e do impacto que qualquer alteração pode gerar aos beneficiários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), vem a público esclarecer os motivos que levaram à suspensão parcial do atendimento a partir de 1º de agosto de 2025.

Desde meados de 2024, a FPA tem buscado, de forma incansável e transparente junto ao IAMSPE, alternativas que possibilitassem a continuidade da parceria de forma sustentável. Durante esse período foram inúmeras as tentativas de negociação, com o firme propósito de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro necessário para a manutenção dos serviços prestados.

Mesmo diante de grandes desafios, a instituição renovou, em 31 de maio de 2025, um dos contratos por mais 60 dias, em caráter excepcional, justamente para esgotar todas as possibilidades de diálogo e construção de uma solução definitiva. Foram realizadas novas reuniões, inclusive com gestores do IAMSPE, mas infelizmente não houve avanços suficientes que permitissem a continuidade do atendimento nas condições vigentes.

Importa destacar, ainda, que todas as tratativas foram conduzidas com responsabilidade e respeito, incluindo inclusive com o apoio da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP). Ainda assim, não foi possível alcançar um acordo que garantisse as condições mínimas para a sustentabilidade da parceria.

Assim, após comunicar com antecedência ao IAMSPE, não restou outra alternativa senão encerrar, a partir de 1º/08/2025, o contrato referente à assistência à saúde em regime hospitalar. O segundo contrato, concernente ao serviço auxiliar de diagnóstico e terapia (SADT), permanece ativo até 31/01/2026, e todas as obrigações assumidas serão rigorosamente cumpridas nesse período, até mesmo para que o IAMSPE tenha tempo hábil para adoção de medidas administrativas necessárias ao redirecionamento de sua demanda assistencial a outra unidade de saúde credenciada.

A decisão, difícil, porém pautada por critérios técnicos e éticos, reflete o compromisso da Fundação Padre Albino com a responsabilidade na gestão de recursos e com a continuidade de seus serviços assistenciais. Nosso maior compromisso é com a saúde e o bem-estar da população — e é justamente em nome desse compromisso que agimos com seriedade e transparência.

A Fundação Padre Albino agradece a confiança da comunidade ao longo dos anos e reafirma seu empenho firme e inabalável no objetivo de construir soluções que garantam o melhor atendimento possível a todos.

Catanduva/SP, 1º de agosto de 2025
Fundação Padre Albino

Fonte: Redação Fundação Padre Albino

POSICIONAMENTO IAMSPE - 04/08/2025 as 12:30
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) de São Paulo informa que o Hospital Padre Albino, na região de Catanduva, optou por não renovar o credenciamento com o Iamspe após o fim do contrato em julho de 2025. O Instituto está em tratativas com o hospital para a retomada dos atendimentos e vai publicar novo edital de credenciamento na região. 
Os beneficiários do Iamspe podem ser atendidos nos municípios de Bebedouro, José Bonifácio, Mirassol e São José do Rio Preto.

Polícia Civil de Catanduva deflagra Operação “Dose Fatal” e prende suspeito por venda de bebidas adulteradas

Leia mais...

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...