Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, 2 de abril, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva recebeu palestra promovida pelo Grupo de Mães TEApoio. A atividade aconteceu no saguão de atendimento da unidade e teve como público colaboradores, pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento.

 

A palestra foi ministrada por Cláudia Vaz de Lima, líder e idealizadora do Grupo TEApoio, que conta com 130 mães participantes. Cláudia, mãe de adolescente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), compartilhou sua experiência e destacou a importância da conscientização sobre a jornada das mães que têm filhos dentro do espectro e necessitam de atendimento em saúde especializado. "Nosso objetivo é elevar a conscientização. Estamos no Abril Azul, mês em que damos mais notoriedade para o tema e temos a oportunidade de falar e conscientizar a comunidade sobre o espectro autista, da nossa jornada no dia-a-dia com nossos filhos e da difícil busca pelo tratamento correto. Nosso grupo busca levar conhecimento e também lutar por políticas públicas mais concretas, que são extremamente necessárias", afirmou Cláudia.

 

Durante a palestra, também foi apresentado o trabalho do AME Catanduva no acolhimento especializado de pessoas com TEA, incluindo aquelas que estão em processo de investigação diagnóstica. Jaqueline Brambila, gerente de enfermagem da unidade, explicou o fluxo de atendimento pioneiro na região para esse público. "Temos protocolo especializado, onde o paciente é acolhido de forma humanizada. Sabemos que muitos diagnosticados com TEA necessitam de ambiente adequado, com menos som, iluminação e aglomeração. Por isso, oferecemos espaço diferenciado na unidade, garantindo maior conforto para eles e suas mães desde a recepção até o atendimento final", destacou Jaqueline.

 

O Protocolo de Acolhimento e Fluxo de Atendimento a clientes em investigação e/ou com Transtorno do Espectro Autista foi implantado pelo AME em fevereiro de 2023. Os interessados podem solicitar o atendimento especializado diretamente na recepção da unidade. O AME,  sob gestão da Fundação Padre Albino, está localizado na Rua Cascata, 825, bairro Parque Iracema, e pode ser contatado pelo telefone (17) 3311-1100.

 

Foto: Comunicação FPA

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Pedreiro é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de três anos em Urupês

Leia mais...

Catanduva tem alta participação dos alunos nas provas do SAEB 2025

Leia mais...

Palestra sobre estética e cuidados com a pele inicia a XI Semana da Biomedicina da UNIFIPA

Leia mais...

AME reforça prevenção ao câncer de mama com ações do Outubro Rosa

Leia mais...

Vereador David Roger convida vereadores e assessores para reunião sobre a LOA 2026

Leia mais...

Banda Maestria do Samba é atração musical no Sesc Catanduva

Leia mais...