Equipe durante procedimento cirúrgico - Crédito: imagens de divulgação

No mês de março, a Universidade Brasil (UB), instituição comprometida com a excelência acadêmica há mais de cinco décadas, e a Uniesp, reforçaram seu apoio ao programa TransplantAR Aviação Solidária, iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA). As instituições cederam uma aeronave para o transporte gratuito de um fígado entre Catanduva e São José dos Campos, no interior de São Paulo, possibilitando a realização de mais um transplante.

Essa é a sétima vez que a UB colabora com o programa, que atende pacientes prioritários da fila do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo. Desde o primeiro voo em parceria com a iniciativa privada, mais de nove vidas foram salvas.

Cerca de 30% dos órgãos doados no Brasil são desperdiçados por falta de transporte adequado, de acordo com Francisco Lyra, presidente do IBA, e ações como essa são fundamentais para garantir uma logística eficiente para a captura e transplante da doação em tempo hábil.

Alunos e professores da UB e da Uniesp que têm a oportunidade de acompanhar todo o processo, vivem experiências enriquecedoras, como relata Victória de Almeida, estudante do 5º ano de Medicina na Universidade Brasil. "Esse é um projeto de extrema importância porque facilita a chegada do órgão doado ao receptor. É uma experiência incrível e ao mesmo tempo desafiadora. Lidamos com o ato nobre de uma família que decide salvar vidas em meio a dor da perda de um ente querido", comenta a estudante.

Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil, acredita que ações desse tipo demonstram como a instituição é comprometida com o papel social que deve ser cumprido pelas universidades. "Em mais de 50 anos de história, formamos mais de 2 mil médicos, além de profissionais em diversas áreas da saúde. Apoiar um programa como o TransplantAR e incentivar a doação de órgãos contribui para a formação de profissionais mais empáticos e preparados para os desafios do dia a dia da profissão", afirma Bárbara.

Para a aluna de medicina da Uniesp, Jéssia Oliveira dos Santos Fernandes, a captação de órgãos é um momento delicado e significativo, representando esperança para aqueles que aguardam por uma segunda chance. "A generosidade demonstrada em cada etapa do programa TransplantAR é inspiradora e merece ser reconhecida", complementa Jéssia.

TransplantAR Aviação Solidária 

O Programa TransplantAR Aviação Solidária nasceu quando o comandante e empresário Francisco de Assis Lyra, o cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor), Dr. Ronaldo Honorato, e outros empresários identificaram que aeronaves privadas ficavam de 80% a 90% do tempo estacionadas.

Com o programa, sempre que há oferta de um órgão disponível, a Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo, aciona o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), que mobiliza uma aeronave privada conforme disponibilidade. O programa teve início em dezembro de 2023, com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O lançamento oficial foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo em setembro de 2024.

O projeto também conta com o apoio de concessionárias, operadoras de aeroportos, distribuidoras de combustível, empresas de atendimento e catering, além de ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Foi reconhecido no Prêmio Justiça e Saúde 2024, na categoria Empresas e Sociedade Organizada, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).

Para mais informações sobre o projeto TransplantAR Aviação Solidária, visite: www.transplantar.institutoaviacao.org.


Sobre a Universidade Brasil - A Universidade Brasil (UB) é uma instituição de ensino superior com mais de cinco décadas de história e se destaca pela formação de profissionais altamente qualificados e pelo compromisso com a excelência acadêmica. Com três câmpus, um na capital paulista e outros dois no interior do estado, em Descalvado e Fernandópolis, e 25 polos de educação a distância espalhados pelo país, a UB oferece uma ampla gama de cursos presenciais e EaD. Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima no curso de Medicina, nos cursos EaD e em Conceito Institucional, a UB possui mais de 100 mil metros quadrados de área construída para fins educacionais e de serviços de apoio à comunidade, formando um ambiente próspero, sadio e seguro para a vivência universitária, proporcionando excelência no ensino e aprendizagem de forma completa. Referência no ensino superior, a instituição mantém seu compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade e a inovação, preparando seus alunos para os desafios de um mundo em constante evolução. Site - Link

Fonte: FSB Comunicação

Pedreiro é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de três anos em Urupês

Leia mais...

Catanduva tem alta participação dos alunos nas provas do SAEB 2025

Leia mais...

Palestra sobre estética e cuidados com a pele inicia a XI Semana da Biomedicina da UNIFIPA

Leia mais...

AME reforça prevenção ao câncer de mama com ações do Outubro Rosa

Leia mais...

Vereador David Roger convida vereadores e assessores para reunião sobre a LOA 2026

Leia mais...

Banda Maestria do Samba é atração musical no Sesc Catanduva

Leia mais...