Janeiro é instituído pelo governo brasileiro como o mês de campanha nacional à promoção da saúde mental. A data se torna cada vez mais importante e necessária para debate, uma vez que o país tem dados alarmantes sobre o tema. O novo relatório global World Mental Health Day 2024 mostra que o Brasil é o quarto país mais estressado do mundo, com 42% da população relatando esse sentimento.

Os números, que aumentaram no período de pandemia da COVID-19, vem de encontro aos alertas realizados pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), relatando que problemas de saúde mental podem levar a um desempenho reduzido, faltas ao trabalho e aumento da rotatividade de pessoal. Entre os fatores de riscos estão a discriminação, más condições de trabalho ou autonomia limitada.

Segundo o psicólogo do Hospital São Lucas, Daniel Camilo Silva de Carvalho (CRP: 06/160721), A saúde mental deve ser vista como um componente presente em todas as pessoas, desde aquelas que possuem ou não um diagnóstico psiquiátrico, e resulta de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Com isso, abordar a temática é extremamente importante para fomentar a conscientização acerca da relevância da saúde mental e favorecer a desmistificação de estigmas e preconceitos.

“Há várias formas de cuidar da saúde mental, mas em especial, ressalto um olhar cuidadoso para as relações interpessoais, que é a forma como o sujeito vê e lida com as pessoas, bem como intrapessoais, que é cuidar da relação consigo mesmo, como por exemplo autoestima, autocompaixão e autoeficácia”, comenta o psicólogo

 Considerando que a qualidade de vida é um reflexo de fatores biopsicossociais, as alterações pejorativas das dimensões físicas, emocionais, psicológicas, bem como o teor de atividades diárias, a satisfação com a vida e a percepção do estado de saúde podem ser considerados sinais de alerta em saúde mental.  Além disso, pode-se listar alguns fatores de risco que também podem favorecer o impacto negativo na saúde mental, como por exemplo abusos sexuais e físicos, qualquer tipo de violência, pobreza, exclusão social e desvantagem educacional, doenças psiquiátricas, desastres naturais entre outros.

Dentre as opções de tratamento profissional em saúde mental, destaca-se o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

“Em casos de pessoas que possuem convênios de saúde, é possível buscar atendimento ao marcar consulta com um clínico geral, que fará os encaminhamentos devidos, ou marcar diretamente com um psiquiatra quando disponível. Já em relação a rede pública, as pessoas podem ser atendidas em qualquer dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). É de extrema importância levarmos em consideração nossa saúde mental, pois com sintomas controlados e acompanhados por um profissional, além da junção da prática de atividade física e estabelecimento de rotina, ela se torna elemento essencial para nossa qualidade de vida”, conclui.

Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.

Fonte: Outras Palavras Comunicação

Torcida Guerreiros do Santo oferece festa para cerca de 30 crianças

Leia mais...

Catanduva participa do treinamento da Defesa Civil do Estado sobre chuvas intensas

Leia mais...

Saúde amplia vacinação antirrábica neste fim de semana em dois pontos de Catanduva

Leia mais...

Reunião na Câmara de Catanduva tratou sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual - LOA 2026

Leia mais...

Vicinal que liga Catiguá a Catanduva é totalmente pavimentada e entregue pelo Governo do Estado

Leia mais...

Conecta+ Empresas aproxima parceiros e apresenta estrutura do Hospital Unimed São Domingos

Leia mais...