Com a chegada das férias e o aumento da temperatura, as atividades em piscinas e mar acabam ficando mais constantes, e é nessa época que os maiores incidentes de otite externa – ou ouvido de nadador, como conhecido por alguns – acontecem. "Como a otite, é uma inflamação do canal auditivo externo, que pode surgir em diferentes situações e merece atenção especial durante esse período", explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Henrique Arabe.

A otite externa ocorre quando há entrada e permanência de água no canal auditivo, criando um ambiente úmido e favorável à proliferação de fungos e bactérias. Em alguns casos, pode ser ocasionada por traumas causados por objetos como hastes flexíveis ou unhas, que comprometem a barreira protetora do ouvido facilitando a infecção, esclarece o médico.

Ele detalha que, quando a otite não é devidamente tratada, a inflamação pode causar uma sensação temporária de ouvido tampado, dificultando a audição e causando dor intensa. O tratamento consiste na limpeza cuidadosa do canal auditivo, realizada no hospital, por um especialista, com uso de medicações tópicas, como gotas antibióticas ou antifúngicas, dependendo da infecção. Em casos graves, é necessário fazer o uso de medicações orais. No período de tratamento, é preciso evitar contato de água nos ouvidos. A boa notícia é que a otite externa não causa surdez.

"Para prevenir a doença, recomenda-se secar bem os ouvidos após o contato com a água e, em caso de realização de atividades aquáticas, usar protetores auriculares, evitando a passagem de água para o canal auditivo", recomenda o especialista.

Dr. Henrique Arabe
CRM – 191.735

Sobre o CEMA

Referência no atendimento especializado de olhos, ouvidos, nariz e garganta, há 48 anos o Hospital CEMA atende os mais variados planos de saúde e clientes particulares. O Hospital mantém a unidade e o pronto atendimento funcionando 24 horas, 7 dias por semana. Possui ainda clínicas de especialidades complementares em fonoaudiologia, medicina do sono, disfunção temporomandibular, cirurgia plástica estética e cirurgia vascular, com atendimento exclusivo com hora marcada, além de unidades ambulatoriais em todas as regiões de São Paulo, em São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC, Guarulhos, Taboão da Serra e outros.

Para mais informações sobre o Hospital e seu braço social, o Instituto CEMA, acesse: www.cemahospital.com.br

Fonte: AgenciaNB

Torcida Guerreiros do Santo oferece festa para cerca de 30 crianças

Leia mais...

Catanduva participa do treinamento da Defesa Civil do Estado sobre chuvas intensas

Leia mais...

Saúde amplia vacinação antirrábica neste fim de semana em dois pontos de Catanduva

Leia mais...

Reunião na Câmara de Catanduva tratou sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual - LOA 2026

Leia mais...

Vicinal que liga Catiguá a Catanduva é totalmente pavimentada e entregue pelo Governo do Estado

Leia mais...

Conecta+ Empresas aproxima parceiros e apresenta estrutura do Hospital Unimed São Domingos

Leia mais...