O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) encaminhou, em 20 de julho, ofício de denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), solicitando a apuração sobre conduta da cirurgiã dentista Cleonice de Oliveira (CRO:118.266), responsável por prescrever e divulgar via redes sociais e WhatsApp medicamentos, como a Ivermectina, intitulando-os como a "cura da covid-19".

O Conselho reitera que ainda não há nenhuma medicação cientificamente comprovada como a "cura" da doença. A iniciativa do Cremesp se deu após o recebimento de inúmeras denúncias relativas à atuação dessa profissional, que, além de disseminar notícias falsas, como em um vídeo publicado em suas redes no qual afirma que "a pandemia é uma grande farsa" e que os leitos de hospitais estão vazios,também publica massivamente protocolos e receituários de uso de remédios que não possuem ainda evidências robustas, no que concerne à covid-19, com instruções em relação à dosagem a ser utilizada, de acordo com o peso do paciente.

A conduta da dentista afronta, diretamente, a Lei n° 5.081/1966, que regulamenta o exercício da profissão e determina as competências e vedações relativas a ela. Nos artigos 6º e 7º, por exemplo, é claramente estabelecido, respectivamente, que compete ao cirurgião-dentista somente "prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia", e que é vedado a ele "anunciar cura de determinadas doenças, para as quais não haja tratamento eficaz", como é o caso do vírus da atual pandemia. Ademais, há também uma violação à Lei n° 12.842/13 (Lei do Ato Médico), uma vez que a prescrição de medicamentos, como a Ivermectina, só pode ser feita por médicos,o que comprova que a atuação da profissional retrata um exercício ilegal da Medicina, representando um grave risco à sociedade, uma vez que gera um incentivo à automedicação e à disseminação de fake news .

O Cremesp repudia este tipo de conduta, responsável por ludibriar a população,por meio da propagação de informações enganosas, contribuindo, assim, para a desinformação, em um momento em que o País encontra-se em extrema vulnerabilidade. O Conselho reforça, também, que ainda não há nenhum tratamento comprovadamente eficaz no combate à covid-19.

Orientações e denúncias
O Cremesp criou um hotsite (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) contendo informações atualizadas sobre a covid-19, para facilitar o contato com o médico e o esclarecimento de dúvidas. Instituiu, também, dois canais destinados ao envio de denúncias e orientações, referentes à doença: o número de WhatsApp (11)98286-3722 (não recebe ligações) e o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Cremesp - Assessoria de Comunicação

Colégio Catanduva reforça cuidados con…

13-03-2021 Hits:1160 Educação Fabio

A pandemia do novo Coronavírus conduziu os profissionais da educação a cenário imprevisível. Mudanças ocorrem rapidamente, requerendo resiliência e adaptação, principalmente por estarem à frente do desafio de ajustar o...