Jéssica Soligo, analista de Comunicação, e Gislaine Sampaio, jornalista, representaram a equipe de Comunicação da Estiva Bioenergia na reunião presencial promovida pela Copersucar no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos. Realizado no dia 2 de setembro, o encontro reuniu profissionais de Comunicação de usinas associadas e proporcionou uma imersão na operação que conecta a produção das unidades ao mercado internacional.
Durante a visita ao TAC, os participantes conheceram a dimensão e a complexidade da estrutura logística responsável pelo escoamento de açúcar para diferentes mercados. Com capacidade para movimentar 8,5 milhões de toneladas de açúcar, o terminal é uma importante porta de saída da produção das usinas associadas para o mercado internacional.
A experiência permitiu compreender, na prática, a integração entre produção, logística e comercialização. Por meio desse ecossistema, os produtos das associadas chegam a mais de 70 países e contribuem para alimentar cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo.
A dimensão da operação chamou a atenção da equipe da Estiva. O terminal recebe diariamente mais de 600 caminhões e pode descarregar até três composições ferroviárias com 80 vagões cada, evidenciando a estrutura envolvida no caminho percorrido pelo açúcar desde as unidades produtoras até diferentes partes do mundo.
Gislaine conta que o encontro foi marcado por conhecimento, aprendizado e networking. "O açúcar que fabricamos aqui passa por um processo grandioso, repleto de etapas, detalhes e particularidades, até chegar a diferentes lugares do mundo. Conhecer essa estrutura amplia nossa percepção sobre a importância do trabalho realizado diariamente na Estiva e reforça o orgulho de fazer parte de um ecossistema que nutre e move o mundo", destacou.
Para Jéssica, a visita também trouxe uma nova perspectiva sobre a relevância da produção brasileira. "Conhecer o TAC da Copersucar foi compreender ainda mais de perto a grandiosidade da produção de açúcar do nosso país. Ao olhar para toda aquela estrutura e para os navios que levam o produto brasileiro ao mundo, é emocionante saber que ali também está o resultado do trabalho de cada pessoa que faz parte da família Estiva", afirmou.
O encontro também fortaleceu o relacionamento entre as equipes de Comunicação das usinas associadas, criando espaço para compartilhar experiências, informações e diferentes formas de atuação.
"Esses encontros presenciais fortalecem as relações e tornam a troca ainda mais rica. Conhecer os profissionais e compreender outras realidades nos traz novos olhares e aprendizados que podemos levar para o nosso dia a dia e para o aprimoramento contínuo da Comunicação da Estiva", ressaltaram as profissionais.
O gerente de Divisão de RH, Bruno Damascena, destaca os ganhos que encontros assim trazem. "Ver de perto a dimensão do Terminal Açucareiro Copersucar conecta o trabalho diário do nosso time no campo e na indústria a um propósito global imenso. Fortalecer a comunicação com nossos parceiros estratégicos e capacitar nossas profissionais garante que a essência da nossa operação continue sendo contada com transparência e orgulho", finalizou.
Fonte: Gislaine Sampaio - Usina Estiva
![]() |


