Com sua câmera analógica em mãos e muito conteúdo para compartilhar sobre o papel da fotografia na sociedade, o fotógrafo e professor universitário Santiago Naliato Garcia segue com a execução de seu novo projeto cultural, "E aí, meu Chapa?". A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo, e busca dar visibilidade a um ofício muitas vezes invisibilizado pela sociedade: o dos Chapas, trabalhadores que auxiliam caminhoneiros no carregamento e descarregamento de mercadorias em estradas e centros de distribuição pelo Brasil.

"Foi a curiosidade de ouvir essas histórias e fotografar essas pessoas que me levou a escrever esse projeto", explica Santiago, que já finalizou os registros fotográficos em trechos da BR-153 e da rodovia Washington Luís, na região de São José do Rio Preto.

Além do livro fotográfico inédito, que já está na gráfica e deve ser lançado em breve, foi criado um perfil no Instagram para acompanhar todo o processo criativo @eaimeuchapa_riopreto, o projeto também conta com workshops e oficinas gratuitas, que começam na próxima semana com a proposta de unir formação técnica, prática fotográfica e reflexão social.

Programação dos workshops

* 17 de setembro – Espaço Café com Propósito, na Mostra Arq Design (Riopreto Shopping), às 18h30.

* 30 de setembro – Sede da Nação Valquírias, às 14h, com crianças e adolescentes atendidos pela instituição

* 26 de setembro – UNIP, com participação de alunos da universidade, às 15h, durante evento da Rota - Circuito das bibliotecas Rio Pretanas, abordando temas extras como livros feitos em casa. 

Com 80 vagas disponíveis, as atividades são gratuitas e abordarão temas como fotografia documental, editoração de livros fotográficos e a importância histórica e social dos Chapas.

Segundo Santiago, todo o processo foi realizado de forma analógica, desde o disparo até a revelação manual dos filmes, com curadoria cuidadosa para compor uma narrativa visual significativa. O livro final terá ISBN registrado conforme os recursos do edital, ampliando o alcance da iniciativa.

Sobre o fotógrafo

Formado em Jornalismo pela Unesp de Bauru e doutor em Comunicação pela USP, Santiago Garcia possui mais de 20 anos de trajetória na fotografia e já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas. Autor de títulos como Cidade Humana, Astrofotografia e Da Janela Lateral, ele também atua como professor e coordenador do curso de Jornalismo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Frutal).

Reconhecido por prêmios e projetos aprovados em editais culturais, Santiago agora lança um olhar sensível e social sobre o universo dos Chapas, com a missão de dar voz e visibilidade a esses trabalhadores essenciais para a logística e economia do país

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...