A Assistência da Usina São José da Estiva é palco para aulas de canto e teclado, para crianças, jovens e adultos. O núcleo é parte do projeto "Cultivando Conhecimento", iniciativa que busca fortalecer habilidades de leitura, escrita, comunicação e expressão artística.
Além da Assistência, o projeto oferece oficinas de artes cênicas e letramento, com aulas ministradas uma vez por semana em diferentes espaços da cidade. Dança e música no Centro de Convivência do Idoso (CCI); as oficinas de letramento são realizadas na Oficina da Criança e do Adolescente (OECA) e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e as oficinas de artes cênicas são destinadas ao projeto Atletas do Futuro.
O lançamento contou com a presença do educador musical Vinícius Zocarato; Juliana Volpe, da Dua Produções; Glória Green, supervisora de Gestão de Pessoas; Ana Cláudia Melhado, pedagoga; Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos, e Bruno Damascena, gerente de Divisão de Recursos Humanos.
Bruno conta que foi uma alegria participar da abertura do projeto e ver o brilho nos olhos das crianças, ansiosas por descobrir o universo dos instrumentos. Para ele, o projeto vai muito além de ensinar a tocar um instrumento. "É uma semente que estamos plantando para que nossos pequenos talentos explorem sua criatividade, desenvolvam disciplina, cultivem a autoconfiança e aprendam a resiliência a cada nota. A música é uma ferramenta poderosa para a vida, e é por isso que apoiamos iniciativas como esta, que beneficiam nossa comunidade", finalizou Bruno.
O projeto é realizado pela DUA Produções, com apoio da Usina São José da Estiva, do Grêmio Novorizontino e patrocínio da Usina Santa Isabel, e conta com recursos da Lei Rouanet. "Todas estas oficinas têm em comum o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprender algo diferente e especial para suas vidas. Abre novos horizontes, estimula o convívio e permite que saiam melhores, mais confiantes e mais preparados para enfrentar desafios diários", afirmou Rose Guerra.
Para a cidade de Novo Horizonte, o Cultivando Conhecimento representa mais do que um espaço de aprendizado: é uma oportunidade de fortalecer a cultura local, desenvolver talentos e promover inclusão social, tornando a educação e a arte acessíveis a todos os cidadãos.
Segunda Juliana Volpe, coordenadora do projeto, as oficinas vão além do desenvolvimento de habilidades criativas, proporcionando um ambiente propício para o crescimento social e acadêmico dos participantes. O projeto é uma oportunidade valiosa para crianças e jovens adquirirem as ferramentas e conhecimentos necessários para moldar seu futuro e assim proporcionando histórias de sucesso", declarou.
BOX
As oficinas
Cada oficina tem um enfoque específico. As atividades de letramento incluem aprimoramento da leitura e escrita, leitura de textos literários e jornalísticos, produção textual e jogos educativos, com o objetivo de capacitar os participantes para aplicar essas habilidades no cotidiano, promovendo inclusão social e fortalecendo a autoestima.
As artes cênicas trabalham técnicas de teatro, dança e expressão corporal, valorizando a cultura local e incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão pessoal. Já as oficinas de musicalização oferecem aulas de instrumentos, canto coral e apresentações musicais, estimulando a socialização, a disciplina e o desenvolvimento de habilidades musicais.
Fonte: Assessoria Usina Estiva
![]() |