A Assistência da Usina São José da Estiva é palco para aulas de canto e teclado, para crianças, jovens e adultos. O núcleo é parte do projeto "Cultivando Conhecimento", iniciativa que busca fortalecer habilidades de leitura, escrita, comunicação e expressão artística.
Além da Assistência, o projeto oferece oficinas de artes cênicas e letramento, com aulas ministradas uma vez por semana em diferentes espaços da cidade. Dança e música no Centro de Convivência do Idoso (CCI); as oficinas de letramento são realizadas na Oficina da Criança e do Adolescente (OECA) e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e as oficinas de artes cênicas são destinadas ao projeto Atletas do Futuro.
O lançamento contou com a presença do educador musical Vinícius Zocarato; Juliana Volpe, da Dua Produções; Glória Green, supervisora de Gestão de Pessoas; Ana Cláudia Melhado, pedagoga; Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos, e Bruno Damascena, gerente de Divisão de Recursos Humanos.
Bruno conta que foi uma alegria participar da abertura do projeto e ver o brilho nos olhos das crianças, ansiosas por descobrir o universo dos instrumentos.  Para ele, o projeto vai muito além de ensinar a tocar um instrumento. "É uma semente que estamos plantando para que nossos pequenos talentos explorem sua criatividade, desenvolvam disciplina, cultivem a autoconfiança e aprendam a resiliência a cada nota. A música é uma ferramenta poderosa para a vida, e é por isso que apoiamos iniciativas como esta, que beneficiam nossa comunidade", finalizou Bruno.
O projeto é realizado pela DUA Produções, com apoio da Usina São José da Estiva, do Grêmio Novorizontino e patrocínio da Usina Santa Isabel, e conta com recursos da Lei Rouanet. "Todas estas oficinas têm em comum o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprender algo diferente e especial para suas vidas. Abre novos horizontes, estimula o convívio e permite que saiam melhores, mais confiantes e mais preparados para enfrentar desafios diários", afirmou Rose Guerra.
Para a cidade de Novo Horizonte, o Cultivando Conhecimento representa mais do que um espaço de aprendizado: é uma oportunidade de fortalecer a cultura local, desenvolver talentos e promover inclusão social, tornando a educação e a arte acessíveis a todos os cidadãos.
Segunda Juliana Volpe, coordenadora do projeto, as oficinas vão além do desenvolvimento de habilidades criativas, proporcionando um ambiente propício para o crescimento social e acadêmico dos participantes. O projeto é uma oportunidade valiosa para crianças e jovens adquirirem as ferramentas e conhecimentos necessários para moldar seu futuro e assim proporcionando histórias de sucesso", declarou.
BOX
As oficinas
Cada oficina tem um enfoque específico. As atividades de letramento incluem aprimoramento da leitura e escrita, leitura de textos literários e jornalísticos, produção textual e jogos educativos, com o objetivo de capacitar os participantes para aplicar essas habilidades no cotidiano, promovendo inclusão social e fortalecendo a autoestima.
As artes cênicas trabalham técnicas de teatro, dança e expressão corporal, valorizando a cultura local e incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão pessoal. Já as oficinas de musicalização oferecem aulas de instrumentos, canto coral e apresentações musicais, estimulando a socialização, a disciplina e o desenvolvimento de habilidades musicais.
Fonte: Assessoria Usina Estiva

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...