No dia 24 de julho foi realizado o "Dia D" no município de Elisiário, ação promovida pela equipe de Matriciamento do AME Catanduva com objetivo de capacitar os médicos da unidade de saúde local para o diagnóstico, manejo e encaminhamento adequado de pacientes com doenças neurológicas frequentes na Atenção Primária.

 

O evento foi realizado no Centro de Saúde "José Ribeiro Ferraz" com a participação da médica neurologista do AME, Dra. Laura Montouro. Durante a capacitação foram abordados os principais sinais e sintomas neurológicos de alerta, além de discussões de casos clínicos comuns, como cefaleias, crises convulsivas, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e neuropatias periféricas.

 

O matriciamento incluiu oficina prática sobre exame neurológico simplificado com o paciente presente, voltada à aplicação no contexto da atenção básica, e orientações sobre os fluxos de encaminhamento para a neurologia especializada do AME, reforçando quando é necessário referenciar o paciente.

 

 

Além de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos, a iniciativa também proporcionou espaço para troca de experiências entre os profissionais da unidade e a especialista convidada. "Foi oportunidade para esclarecer dúvidas frequentes enfrentadas na prática clínica, aumentando a confiança dos médicos ao lidar com queixas neurológicas e promovendo a uniformização de condutas", destacou a Dra. Laura Montouro.

 

Segundo Dr. Rogério Lima Duarte, médico do Matriciamento do AME Catanduva, o 'Dia D' é momento enriquecedor para toda a equipe médica da unidade visitada. "A participação ativa dos profissionais demonstra o interesse e a importância da capacitação contínua para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Em Elisiário a presença da Dra. Laura serviu para estreitar laços entre a Atenção Primária e a especialidade, promovendo atuação mais integrada e eficiente", ressaltou.

 

A ação foi organizada pela equipe de Matriciamento do AME, composta pelo Dr. Rogério Lima Duarte e pela auxiliar administrativa Mariana Batista. "O Matriciamento é uma das ações que reforçam o compromisso do AME com a educação permanente em saúde e o fortalecimento da rede de atenção à saúde na região", ressaltou Dr. Rogério.

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...