A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) está com inscrições abertas para o Simpósio “Crimes de Trânsito”, que será realizado no dia 21 de agosto de 2025, das 19h às 22h30, no Anfiteatro Fleury, no campus da instituição. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com emissão de certificado de participação pela Famerp.

A ação integra a campanha “Famerp Para Você”, que reforça o compromisso da faculdade com a comunidade de Rio Preto e região, por meio da promoção de ações sociais, programas de saúde e eventos educativos. A iniciativa valoriza o papel da Famerp como uma presença ativa e transformadora fora dos muros da sala de aula.

O simpósio é promovido pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal e pela Diretoria Adjunta de Extensão de Serviços à Comunidade, sob coordenação do Prof. Dr. Marcus Vinicius Baptista, Professor de Medicina Legal e Bioética da Famerp. “O objetivo é promover um debate qualificado sobre os impactos sociais, legais e de saúde pública causados pelos acidentes de trânsito — um tema urgente para a região”, afirma.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que a região de São José do Rio Preto ocupa a segunda colocação no Estado em gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com vítimas de acidentes de trânsito. A região perde apenas para a Grande São Paulo. Em 2023 e 2024, os atendimentos a vítimas de acidentes custaram cerca de R$ 11,8 milhões na região.

Segundo o Dr. Paulo Cesar Espada, professor da Famerp e responsável pelo setor de Traumas do Hospital de Base (HB), houve um aumento expressivo nos acidentes, impulsionado pelo crescimento da frota, a inexperiência de novos condutores e o desrespeito às leis de trânsito.

O Hospital de Base de Rio Preto, referência em atendimentos de urgência e emergência, registra mensalmente cerca de 100 vítimas de acidentes com motocicletas, 50 com automóveis, 17 ciclistas e 12 pedestres atropelados. “As lesões são diversas e afetam múltiplas partes do corpo. As sequelas mais graves que acompanhamos envolvem traumatismos cranianos, lesões medulares e fraturas de ossos longos”, explica Dr. Paulo Espada, Diretor Adjunto de Ensino da Famerp.

O simpósio contará com a presença de especialistas renomados que atuam diretamente na linha de frente dos acidentes e nas esferas jurídica e administrativa. Além do Prof. Dr. Paulo Espada, também estão confirmados como palestrantes Dr. Ederson Merighi Pinha, Secretário Municipal de Trânsito de São José do Rio Preto; Prof. Dr. Azor Lopes da Silva Júnior, Advogado e Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança Pública; e Dr. Fernando Fukassawa, Promotor de Justiça aposentado e autor de livros sobre Direito de Trânsito.

Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes de trânsito são hoje a segunda principal causa de morte externa no Brasil, superados apenas pelos homicídios por armas de fogo.

“Em um cenário tão crítico, o simpósio se propõe a ser um espaço de reflexão, educação e mobilização social, reunindo profissionais, estudantes e a comunidade em geral para pensar caminhos que levem à redução da violência no trânsito e à valorização da vida”, alerta o Prof. Dr. Marcus Vinicius Baptista.

Para se inscrever, basta acessar o link https://posfamerp.my.canva.site/simp-sio-crimes-de-tr-nsito

📌Confira a Programação: https://posfamerp.my.canva.site/simp-sio-crimes-de-tr-nsito 

Fonte: FAMERP

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...