Comprometidos com a segurança alimentar, o Assaí e a Connecting Food doaram mais de quatro toneladas de alimentos, por meio do programa Destino Certo, somente no primeiro trimestre de 2025 em São José do Rio Preto.
Criado pelo atacadista, o projeto seleciona frutas, legumes e verduras sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, doando para centenas de organizações sociais em todo o país que atendem populações vulneráveis.
A arrecadação foi feita na primeira loja da Companhia no munícipio, Assaí Anísio Haddad, inaugurada em dezembro de 2024. Atualmente, o programa já está presente em 94% das unidades do Assaí, contemplando 103 lojas no estado de São Paulo, auxiliando instituições sociais a levar alimento para quem mais precisa.
Contribuir no combate à insegurança alimentar faz parte do propósito do Assaí e integra o pilar de desenvolvimento de pessoas e comunidades dentro da estratégia de sustentabilidade do atacadista.
Desde 2021, o Assaí e a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas a organizações sociais, atuam juntos para fortalecer essa iniciativa na luta contra à fome e no combate ao desperdício de alimentos.
“Evitar a perda de produtos perecíveis é desafio no segmento do varejo alimentar e, no Assaí, a gestão de resíduos é um dos temas prioritários em nossa estratégia de sustentabilidade. Nesse sentido, temos desenvolvido iniciativas robustas, como o Destino Certo, que, por um lado, combate ao desperdício de alimentos em nossas operações e, por outro, garante que esses produtos possam fazer a diferença em um país onde o problema da fome ainda é uma questão grande a ser enfrentada”, ressalta Wesley Totti, Diretor Regional do Assaí.
Para que funcione na prática, a Connecting Food operacionaliza o processo de doações de alimentos. O trabalho é feito por meio de uma minuciosa análise de dados, aplicação de processos ágeis, treinamento de equipes e destinação dos alimentos às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
“Temos o Assaí como um parceiro fundamental na luta contra o desperdício de alimentos. Juntos, causamos impacto positivo em duas frentes: social e ambiental. Isso porque possibilitamos que as doações cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade e, também, evitamos o descarte inadequado, um fator expressivo de emissão de gases de efeito estufa. Com essa ação conjunta, garantimos que os alimentos que não têm valor comercial cumpram sua função social”, afirma Priscila Socoloski, CEO da Connecting Food.
A foodtech estrutura a doação criando uma rede entre as organizações sociais e as lojas participantes que fazem a separação do alimento, para garantir que cheguem apenas itens de qualidade nas organizações sociais. É realizada a verificação da idoneidade dessas instituições e o acompanhamento de todo o processo para assegurar que a comida realmente saia dos doadores e chegue a quem precisa.
“A nossa grande força-motriz é não deixar que os alimentos bons para consumo humano, mas que perderam o valor comercial, acabem na lata de lixo. Afinal, a alimentação adequada é um direito que deve ser assegurado a todos, e desperdiçar alimentos nunca deve ser uma opção. Por isso, precisamos que empresas, organizações e sociedade como um todo estejam cada vez mais engajadas na causa”, reforça Priscila.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).
Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.
Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Sobre a Connecting Food
Sobre a Connecting Food
Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda bons para consumo, às organizações sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade. Atualmente, conta com uma rede de mais de 620 OSCs em todo o território nacional. A empresa atua em três frentes de negócio: gestão de redistribuição de alimentos, consultoria técnica e inteligência de dados, ampliando seu impacto e fortalecendo sua atuação no setor. Ao lado de grandes empresas da cadeia de alimentos, a Connecting Food já auxiliou na redistribuição de 17,5 mil toneladas de alimentos, garantindo o complemento de cerca de 33 milhões de refeições.
Fonte: Comunic
![]() |