Nesta quarta-feira, dia 21 de maio, no Espaço Multicultural Casa Nuvem, em São José do rio Preto, acontece o lançamento da coletânea "Caderno de memórias" (Vitrine Literária Editora), organizada pela jornalista, comunicadora social e cronista Graziela Delalibera e resultante do Projeto Memórias presentes - Conversando com pessoas mais velhas, idealizado por ela. O evento contará com a presença da organizadora e participantes e terá mediação do multiartista Tiago Mariusso e participação especial da cantora e compositora Jaqueline Cardoso, com tradução em Libras por Bárbara Moura.
O livro reúne 15 narrativas autobiográficas de pessoas idosas colhidas pela organizadora em rodas de leitura e memória que ela conduziu em novembro de 2024 com duas turmas, uma com participantes do Projeto Longevidade Saudável, gerido pela Associação de Reintegração Assistencial (ARA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e outra com residentes da instituição de longa permanência para idosos Lar de Betânia. A primeira turma usou a escrita para registrar suas memórias e a segunda o fez por meio da oralidade. Os relatos foram transcritos no livro da forma como transmitidos.
Infância, família, trabalho, amor, fé, sonhos perpassam as histórias narradas por Anézio Calegari, Célia Ferrari, Cleusa Munhoz, Creuza Bernardo Sanches, Ivone Lambert, João Laerte Batista, Maria Antonia do Nascimento Rodrigues, Maria Clélia da Silva, Delfira Rossini Gomes, Julieta dos Santos, Maria Tereza Romero Amantea, Mercedes Brocco Capelli, Regina Lúcia da Conceição do Vale Santana, Roberto Aparecido da Silva e Roselice Araujo Bordon.
O livro conta com orelha da bibliotecária aposentada Marciana Lopes; prefácio do jornalista, crítico teatral e pesquisador Valmir Santos; texto de apresentação assinado por Delalibera; capa do artista visual e arte educador Rodrigo Ferreira; e fotos de Ruy Barbosa Jr.
"O tempo é coprotagonista das histórias deste livro. Doze mulheres e três homens vocalizam como a primeira infância incidiu sobre as pessoas idosas que se tornaram. São narrativas breves, em página única, ou que por vezes ganham ares épicos em oito páginas, fazendo jus aos mundos possíveis criados para si a partir das circunstâncias vividas. As enunciações em primeira pessoa ecoam saberes e superações dos familiares antepassados, bem como reafirmam a própria bagagem transmitida às gerações que se seguem", escreve Santos, no prefácio.
Na apresentação, a organizadora e idealizadora do projeto explica que o trabalho teve como farol o livro "Memória e sociedade: Lembranças de velhos", da pesquisadora e professora emérita do Instituto de Psicologia da USP Ecléa Bosi (1936-2017), estudo sobre memórias de velhos no qual realizou longas entrevistas com pessoas acima de 70 anos que viveram na cidade de São Paulo. Bosi escreve que "a memória é a faculdade épica por excelência".
A proposta do projeto foi promover a circulação do meu livro 'Memórias do isolamento' (2020), obra escrita por Delalibera em 2020 a partir de entrevistas que fez com 18 pessoas de 60 anos ou mais, utilizada como um dos recursos para ativar as lembranças de participantes do projeto durante as rodas. Alguns exemplares desse livro também serão distribuídos no lançamento.
O evento contará também com exibição de um vídeo documental com testemunhos das pessoas idosas editado por Jef Telles. O projeto contou ainda com oficina da multiartista Pâmela Ramos de capas artesanais de volumes únicos.
Após lançamento, a versão digital poderá ser baixada grátis pela bio da jornalista no instagram: @grazieladelalibera.
O Projeto Memórias presentes - Conversando com pessoas mais velhas é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio do Projeto Longevidade Saudável e Lar de Betânia.
Minibio da organizadora
Jornalista, comunicadora social e cronista, Graziela Delalibera publicou o livro "Memórias do isolamento" (Vitrine Literária Editora, 2020) e participou de coletâneas como "A beleza do partir", organizada por Monique Malcher. Em dramaturgia, é coautora da peça "Terra abaixo, Rio acima" (2016), montagem da companhia Cênica. No jornal "Diário da Região", assinou as colunas dominicais "Do outro lado" e "Cartas de Rio Preto", essa em parceria com o jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto.
Ficha técnica:
Caderno de memórias
Organização: Graziela Delalibera
Prefácio: Valmir Santos
Orelha: Marciana Lopes
Capa: Rodrigo Ferreira
Fotos: Ruy Barbosa Jr.
84 páginas
Vitrine Literária Editora
Serviço:
Lançamento da coletânea "Caderno de memórias", com organização de Graziela Delalibera
Quando: quarta-feira, dia 21 de maio, das 9h às 10h30
Onde: Espaço Multicultural Casa Nuvem (Rua Presciliano Pinto, 838, Boa Vista – São José do Rio Preto)
Gratuito. 40 lugares. Livre.
Fonte: Conteúdo Soluções Editoriais
![]() |