A novidade são câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos dos veículos, que tornam as operações mais seguras para os motoristas e demais usuários das vias.

A segurança de seus colaboradores é uma das prioridades da Usina São José da Estiva. Assim, pensando na integridade dos motoristas, que percorrem estradas todos os dias, a empresa investiu na implantação de um novo sistema de vídeo monitoramento para seus veículos.

O novo sistema começa em 31 veículos do Comboio, Canavieiros e Vinhaça, mas devem ser instalados em toda a frota. "Os primeiros testes já nos mostraram dados preocupantes e a necessidade de orientar nossos motoristas quanto às ocorrências registradas", apontou Gilmar Vieira Júnior, líder de Produção Agrícola.

Com isso em mente, Gilmar e José Luís Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho, estão aplicando o treinamento para todos os motoristas da empresa. "O treinamento demonstra como o sistema funciona, como os vídeos são captados e quais as tratativas para cada situação", explica Zequinha.

As câmeras registram imagens dentro e fora da cabine e tudo é acompanhado pelo Centro de Operações Agrícolas (COA). As ocorrências observadas são fadiga, uso do celular e cigarro, o não uso do cinto de segurança, obstrução das câmeras, excesso de velocidade, motor ocioso e distância do veículo da frente.

Gilmar lembra que o principal objetivo deste investimento é garantir que o colaborador faça o seu trabalho e volte íntegro e com saúde para sua família. Mas destaca que é um trabalho de equipe. "A empresa faz o possível para oferecer condições seguras de trabalho e cabe ao colaborador fazer a sua parte, observando as normas e procedimentos que vão garantir que ele cumpra sua jornada de trabalho com toda segurança", afirmou.

Além do COA e a Segurança do Trabalho, estão envolvidas as equipes de Medicina do Trabalho e Recursos Humanos.

Fonte: Gislaine Sampaio

Farming Simulator: Indústrias Colombo leva a colheita de amendoim para universo dos videogames

Leia mais...

Enfermagem FAMERP celebra 35 anos de história

Leia mais...

Mostra interativa de robótica encerra projeto social em Novo Horizonte

Leia mais...

Menor é apreendido após acidente com motocicleta adulterada e droga em Catanduva

Leia mais...

EMEF Coronel, uma das escolas que avançaram no ideb, aposta em aprendizado com “mercadinho”

Leia mais...

Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de professores da Rede Municipal

Leia mais...