A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Pensando nisso, o vereador Mauricio Gouvea (PSDB) protocolou um Projeto de Lei que institui o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes nas Creches e Escolas Públicas Municipais.

Pelo PL fica instituído no município o "Programa de prevenção e controle do diabetes nas creches e escolas públicas municipais”, visando detectar alunos diabéticos ou tendentes a desenvolver a doença, encaminhando-os a tratamento de saúde e alimentação adequada.

O programa tem como objetivo efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce do Diabetes em crianças e adolescentes, detectar a doença ou a possibilidade de a mesma vir a ocorrer em crianças e adolescentes, evitar ou diminuir as inúmeras e graves complicações decorrentes do desconhecimento do fato do        aluno ser portador da mesma.

Ainda no PL, Gouvea explica que visando a concretização dos objetivos do presente programa serão adotadas as seguintes ações: identificação, cadastro e acompanhamento de crianças e adolescentes portadores de "diabetes, conscientização de pacientes, pais, alunos, professores, fornecimento aos portadores de diabetes de alimentação adequada às suas necessidades especiais, oportunizar aos portadores de diabetes a prática diária de exercícios físicos adequados, e algumas outras.

“O Projeto de Lei tem por finalidade implantar nos estabelecimentos públicos de ensino infantil, fundamental e médio de todo o município de Catanduva um programa de prevenção e controle do diabetes   visando, entre outras ações, promover o diagnóstico precoce da doença entre os alunos”, explicou Gouvea.

Mauricio pontuou ainda que “dentro desse contexto, nossa proposta busca o diagnóstico precoce da diabetes, bem como evitar e/ou diminuir as complicações decorrentes do desconhecimento do fato de ser diabético mediante a adoção     de procedimentos e tratamentos adequados”.

O Projeto foi protocolado na Câmara e seguirá os ritos da Casa de Leis.

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

Deputada estadual Fabiana Bolsonaro visita FPA e destina R$ 150 mil ao Hospital Padre Albino

Leia mais...

Projetos sobre o Dia da Família Cristã e “Esquenta JOMI” são destaques da próxima sessão da Câmara de Catanduva, que acontece quarta-feira, dia 22 de abril

Leia mais...

Grêmio Catanduvense sofre goleada na estreia da Bezinha

Leia mais...

Semana da Biomedicina UNIFIPA reúne especialistas e egressos em programação integrada

Leia mais...

Pedagogia UNIFIPA desenvolve atividades práticas com crianças da educação infantil

Leia mais...

Judocas de Catanduva garantem vaga na final do Campeonato Paulista

Leia mais...