A chegada de uma gravidez desejada, voluntária e socialmente amparada tem potencial de ser um momento de plenitude e felicidade. Esse momento também pode vir repleto de transformações físicas, sociais e emocionais que precisam de atenção e cuidados. Gravidez, parto e puerpério são os períodos mais delicados para adoecimentos mentais da pessoa gestante. Cuidar da saúde mental de quem está gestando é também cuidar do desenvolvimento integral de sua/seu bebê.

Partindo disso, o vereador Mauricio Gouvea (PSDB) protocolou projeto de lei que Institui, no âmbito do Município de Catanduva, o Mês Maio Furta-cor, que terá como objetivos a conscientização, incentivo e promoção da saúde mental materna.

No PL fica especificado que as ações voltadas à conscientização, incentivo ao cuidado e à promoção do tema objeto da Lei poderão ter como diretrizes a realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, dentre outras.

Gouvea explica que a escolha do mês de maio é devido a celebração nacional do Dia das Mães e a cor em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar.

“É importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, porquanto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães”, explica Mauricio.

A Global Alliance for Maternal Mental Health, teve a iniciativa de instituir a primeira quarta-feira de maio como o Dia Mundial da Saúde Mental Materna, levando em consideração todas as transformações que uma gravidez pode trazer para a vida das mães.

O projeto foi protocolado na Câmara e seguirá os ritos da Casa.

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

 

Com aval de comissões, projeto que reco…

21-04-2021 Hits:500 Política Fabio

As comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais, e de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval nesta terça-feira (20/4) para o Projeto de Decreto...