A eleitora ou eleitor que deseja consultar ou alterar o local de votação pode entrar na página de Autoatendimento Eleitoral e acessar os serviços de forma gratuita. A consulta ao local de votação pode ser feita clicando em "Título de Eleitor" e escolhendo a opção 7 ("Onde votar"). Para visualizar o lugar onde vota, o eleitor deve informar o número do título, o CPF ou o nome completo, além da data de nascimento e nome da mãe. A informação também consta no e-Título. Ao entrar no aplicativo, basta selecionar "Onde votar" na tela inicial.

Já para alterar o local de votação dentro de um mesmo município, é necessário clicar na opção 3 ("Atualize ou corrija seu título eleitoral"). Na sequência, se mudou de endereço, o eleitor deve escolher a opção 3.2, preencher seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados. Por sua vez, se a escolha é por um novo local de votação no seu município e na mesma zona eleitoral, sem a atualização de endereço, a opção é a 3.3.

Transferência do título

É possível ainda transferir o título de eleitor pelo Autoatendimento. A transferência está disponível quando o eleitor muda de cidade e deseja alterar o local de votação para votar em outro município. A modificação também pode ser solicitada acessando a opção 3 ("Atualize ou corrija seu título eleitoral") e, posteriormente, a opção 3.2 ("Atualize seu endereço").

As mudanças para votar em 4 de outubro, data do 1º turno, podem ser feitas até 6 de maio. A partir do dia 7, o cadastro estará fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Em todos os casos, após a solicitação, o sistema vai gerar um número de protocolo para acompanhamento. O requerimento pode ser consultado na própria área de Autoatendimento, clicando em "Título de Eleitor" e na opção 2 ("Acompanhe uma solicitação").

Antes de fazer qualquer alteração, é necessário verificar se há débitos decorrentes de ausência às eleições ou aos trabalhos eleitorais, no caso dos mesários. A consulta na área de Autoatendimento é feita clicando em "Débito Eleitoral". Havendo multas, o pagamento pode ser realizado por boleto, Pix ou cartão de crédito.

Atendimento presencial

Além dos serviços on-line, os eleitores podem solicitar a mudança do local de votação em qualquer cartório do estado. Em janeiro, o atendimento presencial é feito de segunda a sexta, das 13h às 17h. Antes de se dirigir à unidade, é recomendado realizar agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Basta clicar neste link, selecionar "Novo Agendamento", escolher o município ou fazer a busca por CEP e, com a respectiva Zona Eleitoral selecionada, definir o dia e horário desejado para atendimento.

Fonte: TRE-SP

Recanto Monsenhor Albino implanta novo protocolo para cuidados com sonda vesical e treina equipe

Leia mais...

Calor extremo eleva o risco de infarto e AVC, alerta cardiologista da FPA

Leia mais...

Aeronaves ficam danificadas após chuva forte derrubar hangares no Aeroclube de Ibirá

Leia mais...

Motorista de carro morre em batida frontal contra caminhão em Novo Horizonte

Leia mais...

Clientes de baixa podem ter novo desconto social na fatura de energia

Leia mais...

Instituto Alarme aluga casarão histórico para garantir sustentabilidade financeira e preservar patrimônio

Leia mais...