A atleta Livia Dominici, de 25 anos, de Pindorama, interior de São Paulo, representou o Brasil no “Open International Karaté de La Province de Liège”, na Bélgica, que aconteceu nos dias 7 e 8 de setembro, subindo ao pódio em duas modalidades da competição. A faixa preta, que é patrocinada pela Indústrias Colombo, ficou em 1º na categoria Kata por equipe disputada junto com outras duas atletas brasileiras Stefany Petroni Cabrera e Karen Nery Silva e em 3º lugar na categoria individual da modalidade Kumite Sênior menos 50kg.
“A competição internacional foi uma experiência sem igual em que, por meio do esporte e do patrocínio da empresa, fiz minha primeira viagem de avião e pude aprender muito competindo com atletas de altíssimo nível de diversos países como Dinamarca, Hungria, Bélgica e França. Sem dúvida nenhuma voltei para casa ainda mais focada e inspirada a continuar crescendo no karatê.”, ressalta Lívia.
Para participar do campeonato, Lívia foi convocada pela Federação Brasileira de Karatê (FBK), Livia, junto com mais outros sete competidores de outras cidades e estados brasileiros que competiram em outras modalidades e categorias do esporte. A convocação se deu pela atleta ser a campeã brasileira em sua modalidade. A competição, realizada em Liège, é considerada a maior da Bélgica e uma das mais importantes da Europa.
“Ficamos muito orgulhosos em saber das conquistas da Lívia no campeonato. O patrocínio à atleta faz parte da agenda ESG da Colombo e das ações de Responsabilidade Social da companhia. Temos muito orgulho de levar o nome de Pindorama e a bandeira do Brasil para o mundo e poder participar da construção de novos legados como este da nossa atleta”, comenta o diretor de Operações da Indústrias Colombo, Neto Colombo.
Sobre as modalidades
Kumite – o significado da palavra kumite que é de origem japonesa é “encontro de mãos”. No karatê, o kumite é a modalidade que aplica a prática das técnicas de ataque e defesa em combate com um adversário, ou seja, lutando.
Kata – significa "forma" ou "padrão" e é a modalidade do karatê que apresenta séries de movimentos de ataque e defesa que é “realizado” contra um oponente imaginário. O kata tem como objetivo desenvolver técnicas e habilidades para uma luta real.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE LIVIA NO KARATÊ
Livia iniciou no karatê aos 10 anos de idade, quando conheceu o esporte por meio de um amigo de sua cidade, Pindorama/SP, que já praticava karatê e a chamou para treinar.
Algumas semanas depois de dar início aos treinos, Marcelo Schutze, o sensei (palavra japonesa usada como pronome de tratamento designada para o instrutor/professor de karatê, em sinal de respeito) percebeu a habilidade da nova aluna e chamou os pais – Valdir e Elizabete – para uma conversa, pedindo para continuarem incentivando a filha no esporte, pois já percebia um enorme potencial na jovem atleta.
Aos 15 anos, Livia iniciou nas competições e já nos primeiros campeonatos conquistou medalhas no karatê na categoria de Kumite (luta/combate). Desde então, a atleta já acumulou mais de 30 medalhas em competições da Federação Brasileira de Karatê (FBK), de Federações Estaduais do esporte e em competições universitárias. Em 2023, Livia foi campeã paulista e brasileira na categoria adulto, faixa roxa a preta, até 58kg.
Hoje, aos 25 anos, Livia é faixa preta pela Academia Schutze, localizada na cidade de Santa Adélia, interior de São Paulo, técnica da Federação de Karatê paulista (FKP), e foi convocada pela Federação Brasileira de Karatê para participar no Open Internacional da Província de Liège na Bélgica.
CONSTRUINDO NOVOS LEGADOS
Um dos legados da Indústrias Colombo é levar a bandeira Brasil para o mundo, por meio de suas marcas, produtos e serviços, mostrando a capacidade brasileira de inovar e trazer soluções que fazem a diferença à cadeia produtiva do agronegócio.
E esse legado vem se ampliando de diversas maneiras, entre elas o patrocínio da atleta Livia Dominici para representar o Brasil “Open International Karaté de La Province de Liège”, na Bélgica.
A atleta é moradora de Pindorama/SP, cidade sede da Indústrias Colombo. Há 51 anos, a Colombo, atua no desenvolvimento de soluções em máquinas para colheita mecanizada de grãos e componentes agrícolas, por meio de suas marcas MIAC e Aemco. Multinacional brasileira, a Colombo possui filiais na Argentina e Estados Unidos e exporta para mais de 60 países.
O apoio à atleta Livia Dominici faz parte das ações de ESG – Responsabilidade Social da Indústrias Colombo, que também é patrocinadora do Programa Guri de iniciação musical para crianças, jovens e adultos, em Pindorama/SP, e apoiadora da Associação Dê Olho no Material Escolar projeto.
SOBRE A INDÚSTRIAS COLOMBO
A Indústrias Colombo é uma multinacional brasileira, que atua fortemente no desenvolvimento de soluções em máquinas para a colheita mecanizada de grãos, vagens e sementes e na fabricação de peças, componentes agrícolas.
A Colombo é formada pelas marcas MIAC, que produz uma ampla linha de máquinas para a colheita mecanizada de grãos, sementes e vagens (café, amendoim, feijão, milho e soja), e a AEMCO, fabricante de componentes agrícolas que desenvolve a mais completa linha de cardans, caixas de transmissão, juntas, terminais, flanges e dispositivos de segurança do mercado brasileiro.
Com 51 anos de história, a Indústrias Colombo é um grupo empresarial familiar sólido e em constante crescimento, reconhecido por sua tradição em inovar.
Sua sede industrial está localizada na cidade de Pindorama, no interior de São Paulo. No exterior, a companhia possui duas filiais, na cidade de Adel, na Georgia, Estados Unidos, e em Río Cuarto, na província de Córdoba, na Argentina. Suas máquinas e produtos estão presentes em mais de 60 países. Outras informações estão no site oficial da empresa (https://www.industriascolombo.com.br/).
Fonte: Thais Alves - Supervisora Comunicação