A deputada estadual Beth Sahão (PT) reuniu-se na noite da terça-feira, 4 de junho, em São Paulo, com a diretora do setor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, do Ministério da Educação, Tânia Mara Francisco. O encontro foi mais um passo importante na direção da conquista de uma universidade federal para Catanduva.

A parlamentar discutiu com a diretora da Difes/Sesu/MEC os principais argumentos para que o município receba um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja solicitação formal já se encontra em poder do ministro da Educação, Camilo Santana. 

O MEC, inclusive, já instaurou o Processo nº 23123.002262/2024-1, com este objetivo, e delegou ao órgão sob responsabilidade de Tânia Mara a missão de produzir estudo técnico de viabilidade e planejamento com vistas à instalação do campus.

“Dentro da nossa Diretoria, vamos proceder conforme o solicitado. Recebemos o ofício e vamos fazer essa análise de viabilidade. Acredito que ali em Catanduva nós temos uma região populosa e que necessita, sim, ter uma universidade federal. Vamos trabalhar para que possamos alcançar o êxito esperado”, disse Tânia Mara, referindo-se ao documento que recebeu das mãos da deputada.

Para Beth Sahão, que coordena na Alesp a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, a presença de uma instituição de ensino superior federal não só impulsionaria o desenvolvimento educacional e tecnológico de Catanduva e região, mas também catalisaria a pesquisa científica e atração de investimentos. 

“Além disso, fortaleceria o comércio local e a economia como um todo, qualificaria mão de obra e geraria novas oportunidades de negócios. O setor agropecuário, que é forte na região, também se beneficiaria com novas tecnologias e pesquisas aplicadas”, afirmou Beth, que desde o ano passado está mobilizada com este intuito, tendo já participado de várias reuniões em Brasília, inclusive no próprio MEC e com diversos ministros e deputados federais aliados, em busca de apoio.

“A implementação de um campus da Universidade Federal de São Carlos ajudaria, ainda, a evitar a fuga de cérebros, fixando nossos jovens talentos na cidade. Esses fatores combinados promoveriam um ciclo virtuoso de crescimento econômico e social, consolidando Catanduva e região como um polo de inovação e progresso no interior de São Paulo”, concluiu a deputada.

Fonte: SBT Interior

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Leia mais...

Definidos os Grupos da Fase Final do CBI Sub-19 no Rio: Catanduva Conhece seus Adversários

Leia mais...

Governo Federal lança ação para vacinar 3,6 milhões de estudantes de escolas públicas de São Paulo

Leia mais...

Unimed Rio Preto participa do World Creativity Day 2025 nesta segunda-feira, dia 21 de abril

Leia mais...

A importância do suporte e pós-venda na área de motores elétricos

Leia mais...

Plaza Shopping terá programação cultural especial neste fim de semana para celebrar a Páscoa

Leia mais...