Com o propósito de aprimorar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, a Rede de Colégios Santa Marcelina elaborou uma iniciativa inovadora chamada Programa DAVIDA, cuja estratégia estrutura as atividades de formação e de projeto de vida, indo além das diretrizes curriculares nacionais. Desde o início do projeto, que começou no final de 2023, mais de 1600 estudantes da Rede já foram impactados.

O projeto é dividido em quatro fases, cada uma direcionada a um público específico. A fase "Vida em Descoberta" é destinada às crianças da Educação Infantil, "Vida em Jogo" é voltada para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, "Vida no Rolê" é direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, enquanto "Vida que Ilumina" é destinada aos estudantes do Ensino Médio.

De acordo com a Coordenadora Educacional da Rede de Colégios Santa Marcelina, Aline Oliveira, as atividades desenvolvidas no projeto são diversas e abrangentes, adaptando-se a cada ano e objetivo específico. “As ações podem incluir a organização de oficinas práticas, a criação de materiais como scrapbooks e álbuns de fotos, realização de rodas de conversa, palestras, além da utilização de recursos variados, como livros, músicas e filmes, sempre com o intuito de discutir, aprimorar e desenvolver o socioemocional de cada estudante”, comenta.

A especialista acrescenta ainda que o projeto representa um recurso crucial para operacionalizar a matriz socioemocional do Santa Marcelina, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “É fundamental realizar ações que permitam que o estudante valorize sua própria potência, expresse suas emoções e pense sobre suas escolhas de vida e carreira. Isto porque, esse tipo de iniciativa, voltada ao desenvolvimento socioemocional, impacta diretamente o bem estar emocional desses indivíduos” explica Aline.

A origem do projeto

A ação foi elaborada de forma colaborativa pela equipe de orientadoras educacionais da Rede, após participarem de uma formação em design thinking. O desenvolvimento do projeto envolveu todas as unidades da Rede, que não apenas testaram as propostas, mas também deram início à sua implementação.

Neste sentido, a concepção desta proposta não se limitou à exigência legal das habilidades socioemocionais estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular. Ela está ligada também à adaptação aos desafios contemporâneos e à implementação de uma abordagem metodológica que reflita as práticas já existentes nas unidades da Rede, contribuindo para uma formação ainda mais humana na instituição.

“Compreendemos a necessidade de colocarmos em evidência o nosso jeito de fazer e compartilhar com a comunidade educativa o potencial de transformação que a educação, com firmeza e suavidade, pode oferecer para tempos desafiadores. Por isso, nossa opção para este programa foi a gestação de um processo de cocriação contínuo, desenvolvido pela nossa equipe, pois não se tratava de termos uma solução pronta de mercado sobre projeto de vida”, complementa a coordenadora.

Valorização da saúde mental

Dentro do Projeto DAVIDA, é trabalhada a dimensão de autoconsciência prevista na matriz socioemocional, que abarca as dimensões de autoconhecimento, autoestima e resiliência. Segundo a especialista, esse aspecto se relaciona fortemente com a valorização da saúde mental realizada diariamente na instituição.

“Um dos pontos abordados pela iniciativa é justamente o bem-estar psicológico, pois os estudantes ganham espaço para expressar suas emoções, discutir sobre autocuidado e autoimagem, pensar em adaptação às mudanças e desenvolver habilidades de tolerância à frustração. Essas habilidades são fundamentais para a promoção da saúde mental de jovens e crianças”, discorre a especialista.

Ainda no âmbito voltado à saúde psicológica, algumas unidades do Santa Marcelina realizam ações relacionadas ao “Setembro Amarelo” e a equipe pedagógica da Rede recebe treinamento qualificado para atuar frente às questões de saúde mental dos estudantes, acolhendo-os e orientando as famílias a buscarem ajuda especializada externa.

Em 2020, por exemplo, a Rede de Colégios Santa Marcelina ofertou uma live sobre processos autodestrutivos e bem-estar em tempos de crise e, em 2022, organizou o workshop “Formação em saúde mental e emocional”, ambos com a renomada suicidologista e pós-doutora em psicologia Dr. Karina Okajima Fukumitsu.

Sobre o Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais. 

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Fonte: EPR Comunicação

Secretaria de Saúde instala equipamento para agilizar exames no Centro de Hidratação da Dengue

Leia mais...

Comunicado sobre a Taxa de Investidura - IPTU 2025

Leia mais...

Mobilização Contínua Contra a Dengue: Prefeitura Intensifica Ações

Leia mais...

Por dia, Energisa recebe 3 denúncias sobre ligações clandestinas e reforça importância do apoio da população

Leia mais...

Equipe de Reabilitação da FPA realiza benchmarking no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Leia mais...

Energisa realiza mutirão de melhorias na rede elétrica e orientações de segurança em Marapoama

Leia mais...