A pandemia de coronavírus (Covid-19) fez com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiasse o Censo Demográfico para 2021. O motivo é que, por conta da situação enfrentada no país, não haveria tempo suficiente para os treinamentos necessários antes dos trabalhos em campo. A decisão também visa preservar comunidade e recenseadores, já que a pesquisa inclui visitas casa a casa.

Coordenador da unidade local do IBGE, Edson da Silva explica que o órgão segue as orientações do Ministério da Saúde. “A previsão é que o Censo seja realizado em agosto de 2021 e, a partir de janeiro, retomaremos as atividades de preparação para os funcionários que irão atuar na coleta de dados sobre a vida da população.”

Diante desse cenário, o processo seletivo para a contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Em Catanduva, seriam preenchidas 124 vagas. Os candidatos que fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados. As orientações serão publicadas nos próximos dias no site do IBGE.

A rotina das equipes que atuam no município também teve alteração. “Para evitar aglomerações, mudamos o nosso horário e a escala de trabalho”, aponta Edson.

O IBGE firmou compromisso com o Ministério da Saúde para direcioanr o orçamento do Censo que seria realizado neste ano a ações de enfrentamento ao coronavírus. Os valores serão pagos no ano que vem para garantir a realização da pesquisa.

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...