A parceria da Prefeitura de Catanduva com o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador resultou no encaminhamento de 5.735 pessoas a entrevistas de emprego, no ano passado. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert).
A média é de 15 pessoas ao dia que compareceram nas empresas para passar pelos processos de seleção. Fevereiro teve o maior volume, com 654 encaminhamentos, seguido do mês de março, com 647, e abril, com 545.
Além do direcionamento para as entrevistas de emprego, o que chama a atenção foi o número de vagas consultadas. Foram 27.184 pessoas que buscaram por informações do PAT sobre as oportunidades. A procura foi intensificada em julho, com 3.169 registros, seguida de abril, com 3.023, e de fevereiro, com 2.544.
Para chegar a esse desempenho, a Prefeitura solicitou ampliação do quadro de servidores do Estado e ainda acionou as prefeituras da região para a cessão de funcionários. Com o time reforçado, os números começaram a crescer.
“Os trabalhos do PAT são essenciais e foram intensificados ao máximo, inclusive absorvendo parte dos serviços antes feitos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Temos o papel fundamental de auxiliar as pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho e ainda as empresas que necessitam de mão de obra”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.
Como se inscrever
Para concorrer a uma das oportunidades disponíveis, é necessário acessar o site do programa Mais Emprego (https://maisemprego.mte.gov.br) e fazer o cadastro completo do currículo. Também é possível realizar o agendamento para o atendimento pessoal pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou, comparecer ao PAT para fazer o agendamento, com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, CPF, RG, NIT/PIS/Pasep e comprovante de endereço.
Serviço
O PAT fica localizado no Poupatempo de Catanduva, na avenida Comendador Antônio Stocco, nº 537, Parque Joaquim Lopes.