A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva intensificou, nesta quarta-feira (23), as ações da Operação Cerol, com fiscalização nos bairros Bom Pastor e Residencial Primavera. A iniciativa, que visa combater o uso de linhas cortantes em pipas, resultou na apreensão de 10 carretéis com cerol e 15 pipas.
O uso de cerol é proibido por lei e representa um grande risco à vida. A mistura de cola com vidro moído, aplicada nas linhas, pode causar ferimentos graves e até mortes, principalmente entre motociclistas e pedestres.
De acordo com dados nacionais, o Brasil registra mais de 500 acidentes por ano relacionados ao uso de linhas cortantes. No estado de São Paulo, os atendimentos médicos por esse tipo de acidente cresceram 139% somente em 2024, acendendo um alerta sobre a gravidade da situação.
A GCM reforça que soltar pipa é uma brincadeira saudável, mas deve ser feita com responsabilidade e sem colocar vidas em risco. As fiscalizações da Operação Cerol continuarão ao longo das férias escolares, percorrendo diferentes regiões da cidade.
A população pode colaborar denunciando o uso de cerol pelo telefone 153.
Segurança é dever de todos. A GCM segue em ação para proteger a comunidade.
Fonte: Prefeitura de Catanduva
![]() |