O Sindicato da Alimentação de Catanduva lança a Campanha ‘Juntos contra o Assédio Moral e Sexual: o respeito é a base para um ambiente seguro e acolhedor’.

O objetivo é conscientizar sobre o problema, educar sobre suas diferentes formas e promover um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso. Através dessa campanha, o Sindicato busca disseminar informações sobre o que constitui assédio, ou seja, o que é assédio moral e sexual, seus tipos e impactos, orientar sobre como evitar situações de assédio e promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, informar sobre os canais de denúncia disponíveis para casos de assédio e como proceder, oferecer suporte às vítimas de assédio e garantir que elas sejam ouvidas e acolhidas. 

"A ideia de lançar essa campanha surgir a partir de denúncias que chegaram até o Sindicato. Entramos em contato com as empresas, mas a diretoria entende que ainda existe a necessidade de explicar aos trabalhadores o que é assédio moral, como se caracteriza, como acontece no dia a dia, como afeta a vida profissional e pessoal", explica o presidente da entidade sindical, Marcelo dos Santos Araújo.

Segundo ele, a prerrogativa do Sindicato é cuidar dos trabalhadores. Assim, entre as ações, além de informar, é importante incentivar que sejam feitas as denúncias para que a entidade possa tomar as providências, conversando com a empresa. Caso não se resolva, o problema será encaminhado para o Ministério Público do Trabalho.

O governo federal tem um canal para denúncias: falabr. A plataforma, acessível por meio do endereço falabr.cgu.gov.br, pode ser usada no caso de denúncias a serem encaminhadas aos órgãos e entidades do poder executivo federal, bem como aos órgãos dos executivos estaduais e municipais que adotam o falabr como ferramenta de ouvidoria.

É importante que o denunciante tente obter comprovação do assédio contra si (mensagens, vídeos, gravações etc.), pois as provas trazidas contribuirão e facilitarão a apuração da conduta irregular, trazendo materialidade e autoria à denúncia. Caso o assédio ocorra na presença de outras pessoas, também é importante registrar datas e testemunhas do assédio, para que estas, porventura, sejam ouvidas no âmbito da apuração.

Combater o assédio é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores porque essa é uma prática que pode ter impactos negativos na produtividade, no clima organizacional e na imagem da instituição. Promover um ambiente de trabalho livre de assédio contribui para a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores.

Denuncie: (17) 3531-0400 ou (17) 99636-2047

Fonte: Assessoria de Comunicação: Gama Consultoria e Marketing

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Propondo amor como resistência, edição especial de 'Sarau Versos que Te Fiz' ecoa potência e alegria da negritude

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...