Até sexta-feira (25), beneficiados do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em Catanduva poderão trocar suas lâmpadas usadas (fluorescentes ou incandescentes) por lâmpadas novas de tecnologia LED. A iniciativa faz parte da programação da unidade móvel do Projeto Nossa Energia, que está estacionada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Catanduva.
  
A analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia de Cezar Peres, explica que o Projeto Nossa Energia mantém um cronograma anual, percorrendo os municípios atendidos pela concessionária, com ações de conscientização e orientações sobre o uso racional e seguro da energia elétrica.
 
"O projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa de troca de lâmpadas está entre as ações que visam proporcionar à comunidade de baixa renda a oportunidade de utilizarem equipamentos mais econômicos e eficientes".
 
 
Equipamentos mais eficientes
Até sexta-feira, famílias cadastradas na tarifa social de energia elétrica podem comparecer à unidade móvel com documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e uma conta recente de energia. É preciso levar as lâmpadas antigas usadas para receber a mesma quantidade de lâmpadas novas. Cada família poderá trocar até seis lâmpadas.
 
Esse serviço está disponível nos seguintes horários: até quinta-feira, das 8h às 17h, e no último dia (25), das 8h às 11h.
 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Catanduva fica na Avenida Pastor José Dutra de Moraes, 239, no Distrito Industrial Antônio Zácaro.
 
Visitação
Além da troca de lâmpadas, durante a estadia no pátio do Instituto Federal, a unidade móvel pode ser visitada gratuitamente por pessoas de todas as idades. Com um conteúdo super rico sobre o processo de produção, fontes e uso seguro da energia, o caminhão faz a alegria da garotada por meio das apresentações em vídeos interativos, games educativos, e equipamentos como a Bobina de Tesla (dispositivo que gera altas tensões e frequências, criando faíscas elétricas visíveis) e o gerador de Van Der Graaff (máquina que acumula cargas elétricas e, em contato com ela, pode arrepiar os cabelos). 
 
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Catanduva participa do JOMI 2025

Leia mais...

Talentos de Catanduva Brilham nos Jogos Abertos da Juventude e Conquistam Vagas na Final Estadual de Natação

Leia mais...

Catanduva em Alerta: Golpistas Usam Dados de MEIs em Novo Golpe por E-mail; Prefeitura Orienta sobre Cuidados

Leia mais...

Mulher é presa pela GCM após furtar estabelecimento comercial no centro de Catanduva

Leia mais...

Dia D de Vacinação aplica 803 doses da vacina em Catanduva

Leia mais...

Alunos de Administração da Unifipa apresentam pesquisas e lançam novos projetos em Mostra Acadêmica

Leia mais...