Com a repercussão do acidente do idoso Nelson Miolaro, conhecido como Vovô do TikTok, que sofreu uma queda em sua residência e posteriormente faleceu, especialistas fazem alerta para o cuidado com as pessoas mais velhas.
Em todo o mundo, o número de indivíduos com mais de 60 anos cresce com mais rapidez do que qualquer faixa etária. Estima-se que em 2050, a população de idoso vai chegar a dois bilhões.
Alguns estudos prospectivos indicam que 30% a 60% da população com mais de 65 anos cai anualmente e metade apresenta quedas múltiplas. Aproximadamente 40% a 60% destes episódios levam a algum tipo de lesão, sendo 30% a 50% de menor gravidade, 5% a 6% injúrias mais graves (não incluindo fraturas) e 5% de fraturas.
Para evitar as quedas, diversos cuidados podem ser tomados, desde uma rotina frequente de exames oftalmológicos e físicos até a participação em programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo.
O especialista e cofundador da startup SafePill, Arlei Alves da Silva, ressalta que devemos ter o cuidado redobrado para o cuidado de idosos, uma vez que uma queda pode acarretar em diversos problemas e em alguns casos, até a morte.
Para dar mais dicas, gostaria de sugerir uma entrevista com o porta-voz Arlei Alves. O executivo pode trazer mais detalhes sobre a prevenção de acidentes, principalmente como administrar medicamentos corretamente, evitando a hipermedicação que pode ser a causa das quedas por tontura ou mal-estar.
Sobre a SafePill
A SafePill é uma healtech com foco no auxílio de pacientes em tratamento medicamentoso domiciliar. A startup desenvolveu uma tecnologia própria para gestão de medicamentos de forma segura e efetiva. A empresa oferece uma solução de assistência completa e personalizada para aqueles que necessitam administrar medicamentos de uso contínuo, na qual os remédios são agrupados individualmente, por dose, dia e horário para 30 dias e em ordem cronológica; e armazenados em uma box. A SafePill conta, ainda, com uma equipe de farmacêuticos para o atendimento dos clientes. Mais informações no site: https://www.safepill.com.br/
Fonte: SEVENPR