Garantir a segurança e o bem-estar dos seus animais de companhia é prioridade para os proprietários, por isso o nível de exigência do mercado pet é alto em parâmetros de qualidade. Atender esse segmento exige tecnologia da indústria para desenvolver soluções modernas e seguras aos animais. "A alimentação representa um dos grandes desafios para o setor, mas também é uma grande oportunidade. Hoje os donos sabem do reflexo de uma dieta equilibrada para seus pets, como fortalecimento da imunidade para prevenção de doenças, boa condição dos pelos e mais disposição para as atividades do dia a dia", comenta Emily Baskerville, coordenadora de Negócios Pet para Feed Additives.

A escolha dos ingredientes e sua procedência é parte do processo que resulta em uma ração nutritiva e de alta qualidade. A variedade de insumos como grãos e cereais usados na formulação traz um problema para a indústria: a proliferação de fungos. Todas as etapas do processo estão suscetíveis ao aparecimento dos micro-organismos que podem trazer consequências indesejadas para a saúde dos animais.

"Se o proprietário abre o saco de ração e percebe a presença de mofo ou aparência estranha, ele não vai oferecer esse alimento ao pet e o produto será descartado. O animal também rejeita o alimento contaminado devido  ao sabor ou odor impróprio. Em ambos os casos, a experiência negativa faz com que o consumidor perca a confiança na marca e não volte a comprar", alerta a especialista.

As condições de produção, armazenamento e transporte merecem destaque quando o assunto é higienização e biossegurança, Emily reforça que o uso de antifúngicos representa maior segurança no controle de fungos sem interferir no valor nutricional. "Além de fornecer os nutrientes de forma balanceada, a ração precisa ser atrativa ao animal, por isso é imprescindível que o antifúngico não interfira no sabor ou odor do alimento. Nós da Trouw Nutrition entendemos a necessidade do mercado e desenvolvemos Fylax®, que por ser a base de ácidos orgânicos ativados elimina efetivamente o mofo, além de prolongar a vida útil das matérias-primas e alimentos", destaca a coordenadora.

A ação de Fylax® não influencia na palatabilidade da ração, um dos principais pontos levados em consideração na produção das rações. No mercado brasileiro, as soluções da Trouw Nutrition para Petfood contam com uma linha de produção exclusiva e uma equipe técnica preparada para oferecer assistência às necessidades de clientes e parceiros.

"A demanda por alimentos cada vez mais saudáveis e funcionais para animais de estimação é um movimento crescente no Brasil e mundo – que veio para ficar. A Trouw Nutrition tem presença consolidada no mercado Pet em países como Estados Unidos e Canadá e chega ao mercado brasileiro, o segundo maior do mundo, com embasamento científico para oferecer o melhor em segurança e eficiência nutricional", complementa Emily.

Fonte: Texto Assessoria