Os brasileiros estão dispostos a reciclar, mas esbarram na falta de informação, na ausência de coleta seletiva e em baixos investimentos do poder público. As conclusões fazem parte de dados inéditos de uma pesquisa da Nexus, encomendada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast).

O levantamento mostra que 81% dos entrevistados se preocupam em evitar o desperdício e 75% reciclam ou moram com quem o faz. Em contrapartida, 35% apontam a ausência de coleta seletiva como principal fator para não reciclarem e 28% dizem que falta informação e campanhas de conscientização são um impeditivo.

Para 79% dos brasileiros, as prefeituras são as grandes responsáveis pela falta de capilaridade na coleta seletiva nos municípios, 27% responsabilizam o Governo Estadual e 16% o Governo Federal. Os dados escancaram os desafios para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios, onde ainda faltam ações concretas para transformar a disposição da população em resultados ambientais reais.

A pesquisa da Nexus/Sindiplast também mostrou a percepção que os brasileiros possuem sobre o plástico. Seis em cada 10 entrevistados consideram impossível viver sem o material no dia a dia e 56% afirmam adquirir produtos em embalagens com conteúdo reciclado. Entre os entrevistados, o plástico também aparece como o material mais reciclado (90%), seguido do alumínio e do papel/papelão, com 73% e 68%, respectivamente.

"A ciência comprova que o plástico emite menos carbono do que alternativas como vidro, alumínio ou papel, e prolonga a durabilidade de alimentos, evitando desperdício e emissões associadas. Ele está presente em áreas vitais como saúde, mobilidade, construção civil, tecnologia e alimentação. Os dados da pesquisa mostram que a sociedade reconhece sua importância. O desafio não está no material, mas no descarte inadequado e enfrentá-lo exige um esforço conjunto entre população, indústria e poder público para garantir que esse recurso seja usado com responsabilidade e inteligência", avalia Paulo Teixeira, diretor-superintendente do SIndiplast. ", avalia Paulo Teixeira, diretor-superintendente do SIndiplast. 

METODOLOGIA
A Pesquisa da Nexus, a pedido do Sindiplast, foi feita em março, por telefone, com 2.009 pessoas a partir de 16 anos, nos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. 

Fonte: Giusti / FSB Holding

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...