Banheiro Respiro (CASACOR) / Divulgação: Epson

Os projetores têm se tornado uma opção cada vez mais popular para assistir a filmes, séries, shows ou até para jogar com amigos e família, principalmente na parede da sala ou do quarto. O que muitos não sabem, no entanto, é que essa tecnologia oferece benefícios e funcionalidades que vão além do entretenimento, e pode ser utilizada de forma criativa em diferentes cômodos, ocasiões e superfícies, como no teto ou em objetos e persianas, oferecendo elementos decorativos, diferentes cenários e até mesmo sensação de bem-estar. 

É o que mostram as arquitetas Luciana Moreno e Yara Elias, ao utilizar a tecnologia da Epson em seus ambientes da CASACOR São Paulo 2025, que acontece até 3 de agosto no Parque Água Branca com o tema "Semear Sonhos". Em uma mostra que reúne mais de 70 ambientes assinados por 95 profissionais de arquitetura e decoração, dois chamaram a atenção dos visitantes — o banheiro e o quarto do bebê — por utilizarem projetores em espaços pouco usuais.

Projeção no quarto infantil

O Quarto do bebê, da arquiteta e urbanista Yara Elias, foi pensado como uma gruta para trazer a ideia de um abrigo natural e seguro ligado ao encanto e à descoberta. Simbolizando a jornada do bebê para o mundo exterior, foram utilizados tons neutros, nichos iluminados, decorações e experiências sensoriais que remetem à conexão com a natureza. A parceria com a Epson veio para mostrar os benefícios da projeção no quarto infantil, onde o projetor smart EF-21 reforça a proposta da temática e traz uma vivência imersiva e personalizada para o ambiente. 

"Optei por projetar imagens na parede do quarto que remetem a gruta e estrelas, trazendo um toque de fantasia para o nosso 'bebê', que está experimentando um mundo novo em seu próprio quarto", conta Yara. "O ambiente deve ser estimulante para o desenvolvimento do bebê ou da criança, e as tecnologias de hoje podem servir como ferramentas para esse estímulo. Além de tornar o cômodo mais acolhedor, a projeção também pode ajudar na hora do sono, na percepção visual e educativa, e no incentivo à fantasia e criatividade", afirma.

Projeção no banheiro

O outro ambiente da CASACOR São Paulo que utilizou a projeção como um complemento importante foi o banheiro "Respiro", assinado pela arquiteta Luciana Moreno. É um dos espaços funcionais, que pode ser usado pelo público, localizado logo no início da mostra. O desafio de aliar acessibilidade, conforto e bem-estar foi resolvido com soluções que reforçam sensações de calma, liberdade e contato com a natureza.

Inspirado no mar e na praia, o ambiente apresenta uma paleta de cores com tons de terracota, areia e azul, além de objetos decorativos que convidam à reflexão sobre um futuro mais sustentável e em harmonia com o meio ambiente. O banheiro conta ainda com o projetor smart EF-21, da Epson, que projeta paisagens naturais de forma alternada na persiana da janela, oferecendo a experiência de estar em diferentes cenários. 

"Com a parceria, quis mostrar que é possível utilizar a tecnologia para ter um contato e uma conexão maior com a natureza, como trazer a paz do campo ou da praia para o banheiro de alguém que mora na cidade grande", explica Luciana. Segundo a arquiteta, a tecnologia num ambiente como esse têm gerado muita curiosidade e empolgação entre os visitantes. "As pessoas ficam surpresas e gostam muito, porque não imaginavam que era possível usar a projeção dessa maneira. Em alguns casos, chegam até a pensar que é a vista real da janela", conta.

Para a Epson, as parcerias na CASACOR São Paulo trazem, além da demonstração dos produtos, a chance de mostrar que é possível utilizar projeções de formas criativas, explorando experiências visuais marcantes e personalizadas. "Seja para criar diferentes paisagens em uma janela ou para trazer estímulos visuais para o desenvolvimento de um bebê ou uma criança em seu quarto, são incontáveis as possibilidades quando se alia tecnologia com criatividade", afirma Andrea Milanesi, Head de marketing da Epson do Brasil.
 

A marca também está presente na edição da mostra na Bahia, que vai até 7 de setembro na Casa Nossa Senhora das Mercês, em Salvador. A empresa integra suas soluções tecnológicas a três ambientes: no Lounge Carro, da Mariana Fedulo, na Saleta S'Arte, do Wesley Lemos, e na galeria Galeria de Arte Mário Brito, proporcionando experiências que conectam arte, design e inovação com o cotidiano das pessoas.

Sobre a Epson

A Epson é líder global em tecnologia dedicada a cocriar sustentabilidade e enriquecer comunidades ao alavancar suas tecnologias eficientes, compactas e de precisão, além das tecnologias digitais para conectar pessoas, coisas e informações. A empresa está focada na solução de problemas da sociedade por meio de inovações em impressão doméstica e de escritório, impressão comercial e industrial, e para manufatura, mercado visual e estilo de vida. A Epson se tornará carbono negativa e eliminará o uso de recursos subterrâneos esgotáveis, como petróleo e metal, até 2050. Liderado pela Seiko Epson Corporation, com sede no Japão, o Grupo Epson gera mundialmente vendas anuais de cerca de JPY 1 trilhão. Global.epson.com/

Fonte: CDICOM

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...