Para galgar uma nova posição no mercado de trabalho, alguns candidatos recorrem a estratégias não confiáveis para destacar suas habilidades no currículo ou durante entrevistas de emprego. Porém, tais artifícios podem levar a perda de confiança e credibilidade perante o recrutador. Para Camilo Carvalho, diretor nacional da Prepara Cursos, rede de cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação do Grupo MoveEdu, existem formas indicadas para evidenciar as qualidades no perfil profissional e na apresentação para os entrevistadores.

"Se mostrar inteirado sobre a atuação da empresa, demonstrar confiança em suas habilidades reais, manifestar interesse em aprender e crescer dentro da companhia, e falar com propriedade dos assuntos que domina são algumas das recomendações para chamar a atenção do entrevistador. Mentiras contadas tanto no currículo quanto na entrevista podem ser facilmente detectadas pela pessoa de recursos humanos, eliminando a oportunidade para conquistar a tão sonhada vaga de emprego", revela.

De acordo com o último Índice de Confiança Robert Half (ICRH), mais de 69% dos entrevistadores admitiram ter eliminado candidatos por conta de inconsistências ou falsificações em seus currículos. A pesquisa ainda mostrou que as habilidades técnicas e a experiência profissional são as mais frequentemente alteradas nos currículos.

Para não errar durante a participação de processos seletivos, veja cinco mentiras mais contadas nos currículos e em entrevistas de trabalho.

Fluência em idiomas: se não a mais contada, a fluência em idiomas pode ser listada no top três das mentiras mais identificadas nos currículos e durante a apresentação para uma vaga de emprego. As línguas mais requisitadas atualmente no mercado de trabalho são o inglês e o espanhol. Assim, durante a entrevista é possível que o entrevistador comece uma conversa em um dos idiomas destacado no currículo.

Pacote Office ou domínio de outras ferramentas: mencionar habilidade nas ferramentas do Pacote Office, Photoshop e/ou plataformas de inteligência artificial sem ser verdade pode acarretar a perda de confiança por parte da empresa. Se as companhias buscam por profissionais com essas experiências é por necessidade de usá-las na rotina do trabalho. Não apresentar as habilidades durante o dia a dia demonstra incoerência listada no currículo e durante a entrevista de emprego.

Formação acadêmica: esta é uma mentira que facilmente pode ser identificada pelo recrutador. Dizer que é formado ou possui especialização para parecer mais qualificado em determinada área é uma falta gravíssima e permite que o empregador possa revogar a contratação.

Participação em projetos: para valorizar ainda mais o currículo ou a fala durante a entrevista, candidatos podem afirmar que lideraram projetos que resultaram em ganhos para a empresa, demonstrando alto desempenho. Porém, esta iniciativa pode ser perigosa, caso o recrutador solicite portfólio e seja comprovado que o projeto em questão foi de cunho coletivo ou que não existiu.

Duração em empregos anteriores: aumentar a permanência em cargos anteriores, principalmente quando há muita troca de emprego, para parecer mais confiável e estável, é uma mentira que pode ser facilmente descoberta, caso a empresa que está avaliando o candidato entre em contato com antigos empregadores. Para evitar este tipo de situação, basta ser sincero quanto a mudança de emprego e por qual motivo está buscando uma nova recolocação do mercado de trabalho.

Sobre a Prepara Cursos: 

A Prepara Cursos é uma franquia de ensino fundada em 2004, que oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância. Entre eles, há opções de formações livres nas áreas da Informática, Linguagem, Tecnologia, Marketing, Design, entre outras, nas modalidades presencial e EAD. Além dos cursos profissionalizantes, a instituição também disponibiliza graduação e pós-graduação à distância e semipresencial nas áreas da Programação, Pedagogia e Marketing. Pertencente ao Grupo MoveEdu, atualmente a marca conta com 290 escolas em diferentes regiões brasileiras, que juntas somam mais de 70 mil alunos.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Novorizontino vence o líder Athletico-PR no Jorjão e entra no G-4 do Brasileirão B

Leia mais...

IMES abre inscrições para Curso Preparatório gratuito do ENEM 2025

Leia mais...

Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

Leia mais...

Em Catanduva, Energisa abre oportunidade para estágio na área administrativa

Leia mais...

UNIFIPA participa de evento em Tabapuã com palestra sobre autismo

Leia mais...

Colégio Catanduva promove segundo encontro do programa 'Educar para Crescer'

Leia mais...