A semana tão aguardada pelos foliões se aproxima. O Carnaval, muitas vezes, marca o começo de um novo ano e reúne milhares de brasileiros, que acompanham os bloquinhos e desfiles por todo o Brasil. Para curtir os dias de festa, as fantasias são as vestimentas tradicionais na data. A especialista têxtil da 5àsec, maior rede de lavanderias, Marinês Cassiano, ensina como cuidar dos apetrechos após a festança para aumentar a vida útil das peças que podem ser utilizadas no Carnaval dos próximos anos.

Busque cuidados especiais conforme o tecido de cada peça

No Carnaval tudo é possível quando se trata de criatividade na hora da caracterização. Por isso, após os dias de celebração, não é indicado colocar na máquina de lavar as fantasias que são fabricadas em fibras leves ou pedrarias, aplicações, bordados e lantejoulas, para não danificar a peça e os detalhes. Vale lembrar que as plaquinhas e fantasias em materiais escolares, como EVA e papel crepom, não são laváveis, por isso, o cuidado em caso de reutilização depende apenas da forma de uso.

Caso suje na folia, procure limpar o quanto antes

Para prolongar a vida útil da fantasia e evitar danos futuros, caso caia alguma substância como bebidas, molhos, maquiagens, sprays coloridos para o cabelo e até as tradicionais espumas de festa no tecido da peça, é importante remover o excesso com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Evite utilizar produtos caseiros para não danificar as fibras e piorar a mancha em questão, fazendo com que fique mais difícil de removê-la.

Armazene as fantasias de forma separada das demais roupas

Como as peças não são utilizadas com muita frequência, a recomendação é guardá-las separadamente das demais roupas e em uma gaveta ou saco de TNT, para que não amassem ou até mesmo que danifiquem. Para as fantasias que contém penas, o melhor é guardar em caixas que fiquem bem abertas. É importante salientar para nunca amassar ou dobrar nenhuma parte do item.

Guarde as peças sempre limpas

As fantasias devem ser guardadas sempre limpas, pois fatores como suor e desodorante, por exemplo, podem causar manchas. Quando se guarda um item com sujidade, com o passar do tempo, é cada vez mais difícil retirar a mancha, pois ela se torna persistente e danifica as fibras do tecido. Para evitar também o aparecimento de mofos ou amarelados, uma vez a cada três meses, tire a peça do guarda-roupa e deixe arejar na sombra, pois alguns detalhes podem desbotar se ficarem expostos no sol.

Se a ideia é usar alguma opção que não está em perfeitas condições ainda nesse Carnaval, Marinês tem algumas recomendações. "Se a fantasia estiver mofada ou amarelada, por estar muito tempo guardada, o ideal é lavar a peça com cuidado, seguindo sempre as orientações que constam na etiqueta. Caso haja uma mancha antiga, o recomendado é levar até uma lavanderia especializada, como a 5àsec, para verificar a possibilidade de remoção, sempre respeitando o tecido e as particularidades de cada peça, de acordo com o tipo de fibra. O que muitos não sabem é que, além dos serviços tradicionais de higienização, secagem passadoria e retirada de manchas, a marca conta com outras opções para deixar as peças mais brancas, revitalizar as cores ou tratá-las para durarem por mais tempo", finaliza a especialista.

Sobre a 5àsec:

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 580 pontos de venda em todo o território brasileiro.

Mais informações sobre a 5àsec:

Instagram: @5asecBr

Facebook/5aSecBrasil

Novorizontino bate o Cuiabá, vence a 5ª seguida e cola na liderança do Brasileirão B

Leia mais...

Categorias de base do Catanduva FC se destacam na 9ª rodada do Paulista

Leia mais...

Ladrão perde parte da perna ao ser atropelado por trem durante fuga em Pindorama

Leia mais...

Campanha do Agasalho recebe apoio da Unimed Catanduva com doação de 100 mantas

Leia mais...

Vacinação continua baixa e casos de síndrome gripal grave aumentam na região

Leia mais...

AWÊ Festival 2025 anuncia primeiras atrações e data oficial

Leia mais...