Quando as pessoas pensam em repelente, geralmente imaginam aqueles aplicados diretamente na pele, os elétricos de tomada e os em spray. Porém, uma novidade no mercado são os repelentes que podem ser aplicados nos tecidos e estofados que decoram as casas. Essa tecnologia já é bastante utilizada nos Estados Unidos, aprovada pelo ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists, ou Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, em português), e chegou ao Brasil através da empresa Haxea. "Recentemente, lançamos o D-Fense Pro Tecidos, que tem duração de um dia (24 horas) e já foi aprovado pela Anvisa. Além de ser usado em roupas, ele pode ser pulverizado em estofados, como cadeiras, pufes e sofás; almofadas; cortinas; tapetes e também na roupa de cama de adultos e crianças. A aplicação em lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores, mantas e edredons permite que as pessoas tenham uma noite tranquila de sono, sem picadas e zumbidos de pernilongo no ouvido. Ele também é altamente eficaz contra os ácaros, aqueles pequenos insetos que vivem em nossos tecidos e nossas roupas, que causam alergias, rinites e problemas respiratórios", explica Henrique Cossi, gerente de inovação da marca.

O uso de métodos inovadores como esse se torna muito importante diante dos casos de dengue, que já ultrapassaram 4 milhões em todo o país. Uma das principais características desses insetos  transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya — é que são domésticos. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Aedes aegypti vive dentro e na proximidade das casas, por isso todo cuidado com esse ambiente é fundamental.

O uso de sprays inseticidas é uma opção, mas é importante considerar pontos como a presença de animais, plantas e crianças no local onde o produto será aplicado. Recomenda-se que o ambiente seja esvaziado antes da aplicação, pois ele também pode ser prejudicial à saúde, especialmente para quem sofre de rinite ou outras alergias respiratórias, devido ao cheiro intenso. "O D-Fense Pro Tecidos tem uma tecnologia que não deixa cheiro, permite uma secagem rápida e não possui nenhuma contraindicação, podendo ser utilizado por adultos, idosos, gestantes, lactantes e crianças a partir de 2 meses. Além disso, ele é seguro para animais de estimação, ou seja, não é necessário remover seu bichinho de dentro de casa para aplicar o produto. Basta tomar os devidos cuidados para garantir que o produto não fique ao alcance do animal e o mesmo não ingira o líquido. O produto foi desenvolvido e aprovado para ser borrifado em tecidos, por onde a maior parte das picadas acontece, ainda que também tenha sido testado dermatologicamente", comenta.
 

Segundo um estudo publicado pela Medical and Veterinary Entomology, em Londres, cerca de 75% das picadas de mosquitos acontecem por cima das roupas, o que torna a aplicação do repelente nos tecidos uma necessidade na proteção contra a doença. "A fórmula do repelente de tecidos da HAXEA conta com a permetrina, que é a versão sintética do repelente natural de insetos produzido pelo extrato do crisântemo. Enquanto a essência natural da flor se decompõe rapidamente ao entrar em contato com a luz solar, a versão sintética tem longa duração, garantindo proteção com apenas uma aplicação diária. Quando mosquitos entram em contato como esse princípio ativo, eles o absorvem e são automaticamente repelidos", completa Henrique Cossi.

Fonte: estilopress

Catanduva manteve quase a metade do elenco para o Paulistão Série A3 2025

Leia mais...

Reforço na segurança garante tranquilidade no Terminal Rodoviário de Catanduva durante as férias

Leia mais...

Catanduva garante transporte para mais de 450 alunos de instituições educacionais

Leia mais...

Energisa compartilha orientações para se proteger de golpes em transações

Leia mais...

Curso de Farmácia da Unifipa está com vagas para 2025

Leia mais...

Até 28 de janeiro, às segundas e terças-feiras, todos pagam meia entrada na Cinépolis do Plaza Shopping

Leia mais...