A pandemia de coronavírus acende o alerta para os golpes virtuais. Diante disso, a Fundação Procon orienta os consumidores para alguns dos golpes que mais chamam a atenção. Os estelionatários estão agora roubando dados da população por meio do envio de links falsos.

“Infelizmente, há criminosos que se aproveitam da situação enfrentada para causar prejuízo às pessoas”, destaca a coordenadora local do Procon, Beatriz Trigo.

A estratégia adotada é baseada no início do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, que é concedido pelo governo federal aos trabalhadores autônomos e informais no período de quarentena.

O saque do FGTS, que também foi anunciado pelo órgão, permite a retirada de parte do saldo das contas ativas e inativas, uma maneira de minimizar os efeitos econômicos da pandemia. Esse é outro benefício que merece atenção.

O golpe vem de diversas formas, seja pelo envio de links com falsas ofertas de ajuda, a auxílio, dinheiro, conteúdo que chega pelo WhatsApp, redes sociais e emails que podem roubar dados pessoais das vítimas, o que acaba prejudicando ainda mais a situação financeira das famílias.

Além do auxílio emergencial e saque do FGTS, os estelionatários têm usado outras ofertas e informações para aplicar golpes como, por exemplo, os falsos aplicativos. Algumas dicas são fundamentais para não cair nesse tipo de cilada:

- Para obter informações e pedir o auxílio emergencial, acesse os sites oficiais (governo federal e Caixa Econômica Federal);

- Sobre o saque do FGTS, dúvidas sobre valores e a data do saque podem ser consultadas no aplicativo do FGTS e pelo site da Caixa;

- Não acredite em ofertas de ajuda, auxílio, dinheiro etc enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;

- Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

- Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

- Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;

- Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

- Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone.

Em caso de dúvidas, consulte o Procon Catanduva pelo telefone 3531-9138.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...