O Youtube tem sido uma plataforma cada vez mais importante para quem deseja ter destaque no ambiente digital. Seu formato fluido de transmissão de informação e conhecimento está totalmente alinhado ao modo de vida contemporâneo, que exige agilidade e rapidez.

Os números do canal de compartilhamento de vídeos comprovam isso: são mais de dois bilhões de usuários conectados todos os meses e um bilhão de horas assistidas todos os dias. Com todo esse sucesso, é impossível quantificar o número de canais que a plataforma engloba, no entanto, a quantidade de canais com receitas anuais de cinco dígitos cresce 50% ano a ano, segundo dados oficiais da companhia.

Para quem deseja investir em marketing, ignorar o sucesso dos vídeos compartilháveis não é uma boa estratégia, mas é preciso estar ciente de que esse é um mercado bastante concorrido. O volume de canais com mais de um milhão de inscritos cresce 65% a cada ano.

Diante desse cenário, para mergulhar de vez no audiovisual é preciso muito planejamento estratégico e autoconhecimento para fazer o produto digital decolar. Fazendo isso, é possível até ganhar dinheiro com o Youtube, abrindo uma conta no Google AdSense.

Autoconhecimento como ponto de partida

Antes de criar um canal no Youtube é preciso fazer uma autoanálise para entender quais são as suas preferências e pontos fortes, bem como aqueles que precisam de um pouco mais de atenção. Isso porque uma das características mais relevantes de uma estratégia de marketing digital é a autenticidade. É ela quem vai alavancar o canal e fazer a marca ser lembrada pelos clientes em potencial.

Sendo assim, o ideal é escolher temas que estejam alinhados com o negócio e com a personalidade de quem vai aparecer nos vídeos. Por exemplo: uma pessoa que ama comer carne e decide falar sobre veganismo porque o assunto está em alta, possivelmente, vai soar forçado. A audiência percebe isso e o resultado é um engajamento muito aquém do esperado.

Uma dica interessante é fazer uma lista de paixões e habilidades para, então, definir os temas que serão abordados pelo canal. Esses temas precisam ser algo que o dono do canal domine e tenha propriedade para falar. Isso deixará os vídeos mais fluídos e originais, sem parecer que a pessoa decorou um texto para repetir diante das câmeras.

Público é parte importante da estratégia

Uma das características que justificam o sucesso do Youtube, especialmente entre o público mais jovem, é a sua possibilidade de interação. A forma que as pessoas consomem produtos e marcas mudou consideravelmente nos últimos anos.

Mais do que serviços que atendam a uma demanda específica, busca-se experiências diferenciadas com as marcas. Nesse sentido, construir um relacionamento próximo e transparente com clientes em potencial é fundamental para o sucesso de um canal de Youtube. Isso se faz por meio de um estudo profundo da audiência.

No marketing, essa estratégia é chamada de definição de persona. É preciso saber para quem o vídeo está sendo produzido para além de apenas gênero, idade e classe social. Aprofundar-se na persona requer conhecer seus medos e aflições, o que a motiva e a desafia.

Isso pode ser feito de diversas maneiras: formulários, ligações telefônicas e até mesmo pela análise dos comentários e demais interações com os vídeos produzidos.

Cronograma de postagens

Uma vez que a linha editorial e o público-alvo estejam definidos, é preciso organizar um cronograma de postagens. Isso é importante porque o segredo do sucesso nas redes sociais é a constância. É ela que vai fazer com que um canal seja visto por um número cada vez maior de pessoas.

A máxima mais usada no mercado de produtores de conteúdo digital é “você precisa ser visto para ser lembrado” e, para garantir que isso aconteça sem atropelos, é preciso planejamento, pois imprevistos podem acontecer.

Não há consenso entre os especialistas quanto ao número ideal de postagens por semana ou por dia, portanto, é recomendado que a pessoa pense em uma regularidade que consiga cumprir e ter os vídeos já produzidos antes dos dias escolhidos para a postagem. Deixar para fazer tudo no dia em que pretende postar acaba por comprometer a regularidade definida.

O passo seguinte é monitorar o desempenho e o alcance das postagens para entender o comportamento do público e produzir mais daquilo que realmente gera engajamento significativo

Fonte: Experta Media

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...