Pulverizador MF 500R: único do mercado que permite aplicação em apenas um dos lados da barra

O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar com mais de 670 milhões de toneladas colhidas na safra 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos últimos 20 anos, entre 2004 e 2024, a área de cultivo dobrou, alcançando 10 milhões de hectares, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). A cultura, estratégica para a produção de açúcar, etanol e bioenergia, reforça a posição do país como referência em combustível renovável e energia limpa.

Para atender à alta demanda e manter o protagonismo global, o setor tem investido em mecanização e soluções sustentáveis no campo. A Massey Ferguson, referência no mercado de máquinas agrícolas brasileiro, apresenta um portfólio completo para a cadeia produtiva da cana. Entre os destaques, estão tratores voltados para tratos culturais, transbordo e preparo do solo; pulverizadores com sistemas que reduzem perdas de insumos e impactos ambientais; e enfardadoras capazes de transformar a palha deixada após a colheita em biomassa para geração de energia limpa.

Entre os modelos voltados ao setor, o MF 6700 é ideal para o campo, como cultivo e adubação. Com motor AGCO Power de quatro cilindros e gerenciamento eletrônico, reduz o risco de falhas graves e proporciona até 10% de economia de combustível.

O MF 7300 otimiza o transbordo, etapa em que a cana é transportada até aos caminhões, reduzindo a compactação do solo. Equipado com motor AGCO Power de quatro cilindros e transmissão Dyna-3 PowerShift, entrega alto torque em baixas rotações e garante até 11% de economia de combustível.

A série MF 7700 combina versatilidade e potência para o preparo do solo, plantio e operações de transbordo com cargas mais pesadas. Com motor eletrônico AGCO Power de seis cilindros, potências de 195 cv a 250 cv, piloto automático e sistema hidráulico eficiente, o modelo trabalha até 15% mais hectares por hora e apresenta 15% de economia de combustível.

Para o produtor que busca ainda mais robustez, o MF 8S é indicado para implementos de preparo do solo. Com potências de 245 cv a 305 cv, o modelo conta com o design exclusivo Protect-U, que isola a cabine do motor, reduzindo ruídos, calor e vibrações, e oferecendo maior conforto e eficiência.

Pulverização inteligente

No manejo fitossanitário, o pulverizador MF 500R se destaca pela exclusiva barra de 24 metros dobrável, que permite a aplicação de defensivos em apenas um dos lados, possibilitando aplicações direcionadas e mais eficientes. O exclusivo sistema LiquidLogic® recupera o produto após a aplicação, reduzindo desperdícios e impactos ambientais. 

Palha como fonte de bioenergia

Fechando o ciclo, a enfardadora prismática MF 2234 compacta fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, facilitando transporte e armazenamento. O equipamento oferece alta eficiência no recolhimento da palha deixada pela colheita mecanizada, ampliando o aproveitamento da biomassa para geração de energia limpa.

"Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha permanecem no solo, contribuindo para a conservação da umidade e a proteção contra erosão. Parte desse material pode ser reaproveitada como fonte de energia nas próprias usinas e o excedente direcionado à rede elétrica nacional. A enfardadora MF 2234 é fundamental nesse processo, oferecendo uma solução eficaz para o aproveitamento da biomassa da cana e promovendo a geração de energia renovável", explica Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson.

Além do uso na indústria sucroenergética, a enfardadora MF 2234 também se destaca na produção de feno em larga escala, representando uma alternativa vantajosa para pecuaristas, especialmente no Mato Grosso e nas regiões Sul do Brasil.

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.

Fonte: FSB

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...