Um dos eventos de compras mais aguardados do ano, tanto para os consumidores quanto para as empresas, é a Black Friday, com promoções que acontecem durante todo o mês de novembro e fazem com que muitos consumidores busquem grandes descontos em sites de e-commerce e, consequentemente, realizam transações financeiras e compartilham informações pessoais sensíveis. Por isso, é importante estar atento a alguns pontos relacionados à segurança digital.
Erik Lopes Morais, COO da Penso Tecnologia, empresa especializada em soluções de TI, separou algumas das táticas mais comuns que os cibercriminosos podem utilizar para roubar dados pessoais e financeiros dos consumidores durante a Black Friday:
- Phishing: Envio de e-mails ou mensagens falsas, imitando grandes varejistas, com links para sites fraudulentos que coletam dados pessoais ou infectam dispositivos com malwares.
- Sites falsos: Plataformas de e-commerce fraudulentas que oferecem produtos a preços irresistíveis, mas que, na realidade, buscam roubar informações dos compradores.
- Malware e Ransomware: Softwares maliciosos que podem ser inseridos em dispositivos por meio de downloads ou links maliciosos, comprometendo dados sensíveis e até bloqueando o acesso aos sistemas das vítimas.
Erik ainda destaca que, para garantir uma experiência de compra mais segura durante a Black Friday, é necessário seguir algumas precauções:
- Cuidado com ofertas irresistíveis: É assim que muita invasão acontece, desconfie sempre de produtos com preços muito abaixo do mercado, pois podem ser fraudulentos.
- Verifique a URL do site: Sites seguros devem começar com "https" e exibir um cadeado ao lado da URL. Antes de inserir qualquer dado pessoal, certifique-se de que realmente está no endereço oficial da loja.
- Evite redes Wi-Fi públicas: Sempre que possível, evite fazer compras online em redes Wi-Fi abertas, como as de shoppings ou aeroportos, pois elas são mais suscetíveis a ataques.
- Habilite a autenticação de dois fatores: Ative a funcionalidade de autenticação extra, como um código enviado para o celular, sempre que disponível.
Com a adoção dessas práticas e o uso adequado da internet, é possível que os consumidores consigam realizar suas compras online de maneira segura e economicamente vantajosa durante toda a Black Friday.
Sobre a Penso
A Penso atua com excelência há mais de 20 anos, conta com 250 colaboradores e atende a mais de 1600 empresas que necessitam de alta confiabilidade com soluções mundialmente reconhecidas de segurança, backup, suporte, cloud e e-mail e colaboração. A empresa possui infraestrutura cloud em cinco data centers Tier III no Brasil, repositórios de armazenamento S3 de alta capacidade, equipe certificada pela Veeam e parcerias com os principais players de tecnologia globais, como Microsoft, VMware, Fortinet, Dell, Kaspersky, Barracuda, entre outros.
Fonte: MGAPress