A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) para Aedes aegypti deste ano. O índice obtido atinge 5,4%, acima do limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O resultado aferido coloca o município em estado de alerta, quanto ao número de larvas encontradas.

Os agentes de endemias avaliaram 6.267 imóveis. Desses, 3 mil  estavam abertos para visita e 3.267 estavam fechados no momento da inspeção.

Os bairros com maior quantidade de larvas encontradas foram o Jardim Oriental, Parque Iracema, São Francisco, Jardim Imperial, Lot Morada dos Executivos, Pedro Nechar, Vila Soto, Centro, Jardim dos Coqueiros, Conj Hab Orlando Facci e Conj Hab Giuseppe Spina.

Durante a avaliação, os principais criadouros identificados foram: ralos internos e externos, bebedouros de consumo animal, vasos de planta, baldes, piscina, garrafa descartável, plásticos, latas, pneus, piscinas, lonas e depósito para construção. Como na última amostragem, entre os grupos de recipientes, se destacam criadouros passíveis de remoção.

Ação

Por estratégia a maior incidência de casos de dengue nesse período do ano, a Secretaria de Saúde reforçou, de forma prévia, o quadro de agentes de endemias. Por meio de empresa terceirizada foram contratados 30 novos agentes. Nesse contexto, mais 11 agentes serão convocados via concurso público em andamento.

Frente ao resultado da avaliação, esta semana, o trabalho está intensificado e parte da equipe tem sido direcionada a mutirões de eliminação de criadouros nesses bairros onde o índice larvário foi maior.

Conscientização

O setor pede a colaboração da população para receber os visitadores. O setor lerta para a importância do agendamento de visitas em caso de notificação em residência fechada. Para agendar visitar ou fazer denúncias: Disque-Dengue 3531-9200.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Catanduva registra crescimento de 15,4% na abertura de empresas em 2026

Leia mais...

SMEL Catanduva vence Mirassol e está na final da Copa AME de Futsal Sub-20

Leia mais...

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto (HCM) resgata tradição de pintar ruas durante a Copa do Mundo e promove manhã de integração para crianças em tratamento

Leia mais...

LIDE Agronegócio Ribeirão Preto é lançado com debate sobre o futuro do setor

Leia mais...

Match simplifica a rotina capilar com lançamento Escudo de Hidratação que promete efeito antifrizz de 3 dias e ativa campanha com menor preço do ano

Leia mais...

Iquegami Supermercados incentiva doação de sangue e presenteia doadores com balde de pipoca personalizado

Leia mais...