Conhecido como Setembro Amarelo, o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre o suicídio. No próximo dia 10, Dia Mundial de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, o mundo está diante de uma triste realidade: o aumento do número de casos de suicídios por problemas de saúde mental. 

Visando conscientizar seus funcionários e a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, a Fundação Padre Albino lança a Campanha Setembro Amarelo, #ÉPRECISOAGIR, com ações de conscientização em todas as suas unidades de negócios. Para esta campanha foram produzidas peças publicitárias, como cartazes digitais, e-mails marketing, entre outras, que buscam enfatizar esses sinais de alerta para o público.

De acordo com os dados da cartilha "Informando para prevenir", publicada pela ABP e pelo CFM, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas, seja pelo autoconhecimento da doença ou por auxílio de familiares e amigos. O reconhecimento desses fatores é fundamental e pode ajudar.
Um dos focos este ano é observar os sinais de alerta no ambiente de trabalho. Um dado importante apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), infelizmente, é de a depressão ser a segunda maior causa de afastamento no trabalho, o que pode desencadear um processo sem volta ao suicídio quando não detectado por um profissional ou por familiares e amigos.

Estudos norte-americanos citam que o comportamento suicida pode estar associado com a impossibilidade do indivíduo de identificar alternativas viáveis para a solução de seus conflitos, optando pela morte como resposta de fuga da situação estressante, entre outros fatores. “A ajuda irá depender de cada contexto; portanto é sempre aconselhável os colegas de trabalho, pessoas próximas e familiares ficarem atentos aos comportamentos acima e focar na prevenção”, alerta a psicóloga da Fundação Padre Albino Luciana Calza, que conclui: “Aprender os sinais de alerta de suicídio e saber como obter ajuda e tratamento profissional é fundamental e pode salvar uma vida – a sua própria ou da outra pessoa”.

GRUPO DE APOIO AO TRABALHADOR - O Departamento de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino possui o GAT (Grupo de Apoio ao Trabalhador), que oferece atendimento o ano todo aos seus funcionários, com psicólogo, médico, educador físico e assistente social, com o objetivo de cuidar da saúde física, mental e social de seus funcionários. Para eventuais dúvidas e encaminhamentos segue números do GAT: (17)99174 9631 ou (17)3311-3200.

Fonte: Fundação Padre Albino

Pitbull salva idoso de ser agredido pelo filho

Leia mais...

Curso de Farmácia promove roda de conversa sobre tabagismo

Leia mais...

Palestra promovida pela FAECA Júnior debate liderança, saúde mental e desafios da NR-1

Leia mais...

Termas dos Laranjais volta a figurar entre as atrações mais bem avaliadas do mundo no TripAdvisor

Leia mais...

Açúcar Guarani amplia presença no Rio Preto Country Bulls 2026 e reforça parceria sustentável com o evento

Leia mais...

Usina Estiva recebe certificado Energia Verde

Leia mais...