A cidade de Catanduva marca presença no XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece de 16 a 19 de junho em Belo Horizonte/MG. Considerado o maior evento de saúde pública da América Latina, o encontro reúne gestores, profissionais, autoridades e estudiosos do setor para discutir os rumos e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta edição, o congresso tem como tema “O SUS que Falamos e o SUS que Fazemos: Desafios para o Amanhã” e conta com uma extensa programação de painéis, oficinas, mostras e rodas de conversa. Estão previstas participações de autoridades do Ministério da Saúde, especialistas em saúde pública, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e de diversas instituições nacionais e internacionais.

Entre os temas abordados estão:
Financiamento e regionalização do SUS
Inovação tecnológica e saúde digital
Equidade e saúde da população LGBTQIAPN+
Fortalecimento da Atenção Primária
Experiências exitosas na gestão municipal da saúde

Além de acompanhar os debates e atividades formativas, Catanduva se destaca com a apresentação de dois trabalhos técnicos selecionados para a Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. Dos 42 trabalhos aprovados pelo estado de São Paulo, dois são do município:

🔹 “Uma imagem vale mais que mil palavras: estratégias para pacientes analfabetos”
De autoria da enfermeira Júlia Capi César, da Unidade de Saúde do Solo Sagrado, o trabalho apresenta soluções criativas para promover a inclusão de pacientes analfabetos nos cuidados com a saúde. A pesquisa desenvolveu estratégias visuais para garantir que esses pacientes compreendam orientações nutricionais essenciais, especialmente após alterações em exames laboratoriais.

🔹 “Transformando Saúde: Criação de um ambulatório LGBTQIAPN+ no interior de São Paulo”
Relato de experiência conduzido pelo Dr. Luiz Gustavo, o trabalho mostra a estruturação do ambulatório especializado em Catanduva, voltado à promoção da equidade e acolhimento da população LGBTQIAPN+. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com os princípios do SUS, como integralidade, equidade e coordenação do cuidado.

A participação no congresso reforça o reconhecimento de Catanduva como referência em práticas inovadoras e humanizadas no SUS. As ações apresentadas demonstram o empenho da Secretaria Municipal de Saúde em promover uma assistência cada vez mais inclusiva e de qualidade para todos.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Polícia Civil de Catanduva deflagra Operação “Dose Fatal” e prende suspeito por venda de bebidas adulteradas

Leia mais...

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...